Com vistas a ampliar a qualificação no combate à violência contra a mulher e, também, vislumbrando a implantação da patrulha Maria da Penha na Guarda Municipal de Pelotas, a Prefeitura promoveu nesta terça-feira (9), no auditório do Sest/Senat, um workshop sobre o tema, destinado à corporação. O evento, aberto pela prefeita Paula Mascarenhas, teve o apoio do Centro de Liderança Pública (CLP) e oportunizou a palestra da tenente-coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Cláudia Moraes, que é coordenadora do programa Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida.
“A Patrulha Maria da Penha é a novidade mais recente e nós queremos alinhar o Pacto Pelotas pela Paz em estratégias de combate à violência contra a mulher. Portanto, precisamos encarar mais esse desafio, ouvindo quem conhece o tema, quem já passou por essa experiência e, por isso, a presença da tenente-coronel aqui é fundamental”, reforçou a prefeita Paula Mascarenhas.
Experiência e palestra
A tenente-coronel da PM do Rio, Cláudia Moraes é a vencedora do Prêmio Espírito Público de 2020, pelo desenvolvimento do programa Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, criado em agosto de 2019.
Entre dados, levantamentos e constatações, a militar compartilhou experiências realizadas na capital e no interior do estado fluminense, com ações de combate e prevenção da violência contra a mulher. Para o workshop, a especialista trouxe um compilado de informações e procedimentos, como o formulário nacional de riscos, análise de cenários e possibilidades de uma mulher sofrer um feminicídio.
Na oportunidade, Cláudia também ressaltou a relevância da iniciativa pelotense. “É fantástico! Essa preocupação de Pelotas precisa ser replicada para todo país, porque a violência contra a mulher não se combate só com a Polícia Militar ou com o Ministério Público, a gente precisa de toda a sociedade, e quando a gente vê iniciativas como essa, especialmente como o Pacto Pelotas pela Paz, percebemos a potência que temos de atuar juntos à segurança pública, trazendo a Assistência Social, a Educação, a Saúde”, disse bastante entusiasmada com os avanços de Pelotas.
A palestra foi organizada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio da diretoria de Prevenção do Pacto, como parte de mais uma formação de integrantes da Guarda Municipal, para atuarem na futura patrulha que será estruturada pelo Município.
De acordo com o secretário de Segurança Pública de Pelotas, José Apodi Dourado, a qualificação da GM precisa ser de forma contínua e, dentro dessa perspectiva, a vinda de Cláudia, com 22 anos de polícia militar, traz uma importante capacitação para o efetivo com a sua expertise. “Ela nos traz uma visão de como funciona em outros lugares a Patrulha Maria da Penha, principalmente no Rio de Janeiro, apontando conhecimentos, experiências e procedimentos que poderemos adotar e adaptar a nossa realidade para o combate à violência contra a mulher”, destacou Dourado.
Também participaram da abertura o comandante do 4º BPM, major Paulo Renato Scherdien; juíza do Juizado de Violência Doméstica de Pelotas, Michele Wouters; coordenadora técnica da 5ª Delegacia de Polícia, Daiane Bueno; o comandante da Guarda Municipal, Igor Bretanha; a coordenadora executiva do Pacto Pelotas Pela Paz, Aline Crochemore; e a diretora de Prevenção da Secretaria de Segurança, Alicéia Ceciliano.