Pelotas: Prefeita avalia estragos do ciclone e alerta sobre riscos

Em live realizada nesta sexta-feira (14) Paula reforçou que população mantenha o cuidado durante seus deslocamentos pois árvores afetadas e fios caídos ainda representam risco. (Foto: Rodrigo Chagas)

Nesta sexta-feira (14), a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), reuniu-se com secretários para avaliar os danos provocados pelo ciclone que atingiu a região na quinta-feira (13) e as ações tomadas pela Prefeitura para recuperar a cidade. O risco apresentado por fios energizados caídos nas ruas e por árvores afetadas, pelo vento que beirou os 100 km/h, foi frisado pela gestora, que pediu cuidado e atenção da população em seus deslocamentos. Em relação a decretação de situação de emergência, a chefe do Executivo Municipal explica que é necessário finalizar a avaliação dos danos antes de analisar a validade da medida.

“É importante ter a colaboração da comunidade, porque a cidade oferece ainda alguns riscos como consequência do que aconteceu. Então, por exemplo, se vocês forem numa praça, por favor cuidem, olhem pra cima, olhem os galhos que estão soltos por força do vento porque nossas equipes não conseguiram percorrer todas as áreas verdes, nós ainda estamos nesse processo. Também ainda existem cabos energizados soltos e caídos sobre calçadas e ruas, a CEEE-Equatorial está trabalhando, mas precisamos da colaboração das pessoas para que fiquem atentas e se exponham a riscos” destacou. Equipes da Prefeitura estão percorrendo as áreas de maior fluxo de pessoas para avaliar a situação dos fios e cabos elétricos e instalar sinalização de alerta à população.

A prefeita frisou, ainda, que as campanhas de arrecadação de agasalhos do município continuam e que a colaboração dos pelotenses é essencial nesse período. “Muitas famílias foram atingidas, a chuva passou mais veio o frio e para enfrentar isso estamos lançando uma nova campanha para pedir a solidariedade dos pelotenses para arrecadar agasalhos, calçados, cobertores, colchões, alimentos não perecíveis, rações para pets e materiais de construção para atender as famílias atingidas”, disse.

As doações de roupas e alimentos podem ser feitas nos pontos de arrecadação espalhados pela cidade (veja lista abaixo). Para doar materiais de construção pode-se fazer contato com a Prefeitura pelo número (53) 3225-0183.

Operação de rescaldo

Conforme a prefeita as equipes envolvidas na retirada de árvores, galhos e objetos derrubados pelo ciclone priorizam locais onde o abastecimento de energia elétrica e água está prejudicado por causa das quedas e, em seguida, devem passar a atuar onde os destroços prejudicam a passagem de pessoas e o trânsito, para depois seguir para as áreas verdes. As equipes da Prefeitura devem manter os mutirões de trabalho durante todo o final de semana para reduzir os danos e bloquear locais que apresentem riscos à população. O secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, estima que todo o trabalho de recuperação e podas, incluindo as áreas verdes, demore algumas semanas para ser concluído.

Nesta sexta-feira (14) as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), trataram, durante todo o dia, da remoção de árvores e galhos caídos nas avenidas Ferreira Viana, Adolfo Fetter, Duque de Caxias, Saldanha Marinho, República do Líbano e Dom Joaquim, além da orla da praia do Laranjal, parque Dom Antônio Zattera e praça Coronel Pedro Osório.

“Nos dias de rotina, cada administração regional realiza atividades de prevenção, como desobstrução e aprofundamento de valas de escoamento, e limpeza de pontos de concentração de lixo e entulhos. No momento da emergência, as equipes se juntam em uma força-tarefa para recuperar a cidade para a população”, observa a diretora operacional da Ssui, Lúcia Silveira Amaro.

A Ssui ainda removeu a árvore de porte que caiu no prédio da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), ao lado do Presídio Regional de Pelotas. A atividade foi precedida pela participação da CEEE Equatorial, que desligou a rede, e da Secretaria De Qualidade Ambiental, que seccionou o tronco e galhos.
O trabalho também alcançou a estrada do Pontal da Barra, que já está transitável para os moradores da localidade. Na segunda-feira, equipes e maquinários deverão requalificar o trajeto com colocação de material.

Onze UBSs abrirão no sábado pela manhã

A diretoria de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), confirmou que neste sábado (14), das 8h às 12h, onze Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas em Pelotas. A medida visa atender a população que ficou sem atendimento durante a quarta e quinta-feira, devido ao ciclone. As UBSs estão espalhadas por quatro distritos.

Confira quais são:

* UBS Virgilio Costa – Fragata
* UBSs Porto, Sansca, Balsa, Cruzeiro e Navegantes – Centro
* UBS Bom Jesus – Areal
* UBSs Lindoia e Sítio Floresta – Três Vendas I
* UBSs Salgado Filho e Getúlio Vargas – Três Vendas II

Transporte coletivo urbano e rural

Linhas do transporte coletivo urbano, que adotaram desvios em alguns pontos dos percursos, devido a interrupções viárias em razão de queda de árvores ou fios, já retomaram aos trajetos normais. Nenhuma via, itinerário dos coletivos, permanece com bloqueios. O ônibus da Colônia Z3 voltou a operar normalmente desde o meio-dia desta sexta-feira, após pausa provocada pelo excesso de água na ponte de acesso à localidade.

Na zona rural, segundo o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, várias linhas não estão percorrendo itinerário completo. No entanto, trabalham normalmente, deslocando-se com segurança até onde é possível.

Programações canceladas

A grade de programação comemorativa dos 211 anos de Pelotas, celebrado no dia 7 de julho, sofreu alterações devido aos danos causados pelo ciclone extratropical. O cronograma dos dias 15 e 16 de julho, que contava com atividades culturais, shows de artistas locais e desfile de pets da Campanha Todo Caramelo é Doce, serão remarcados. Um cronograma com as novas datas deve ser divulgado pela Secretaria Municipal de Cultura na próxima semana.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome