
Durante a manhã desta quinta-feira (9), a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), através de transmissão ao vivo nas redes sociais da Prefeitura, atualizou a situação das cheias no município. Segundo a gestora, em decorrência do dia ensolarado e sem previsão de chuvas, o recuo dos níveis da Lagoa dos Patos e do Canal São Gonçalo vem diminuindo a preocupação da população.
Paula informou que as águas baixaram por conta do vento, que mudou seu curso para sudoeste e permanece nesta direção. O alerta, no entanto, é para que a atenção seja mantida, uma vez que a previsão é de que o vento chegue ao sul ainda hoje, virando para o sudeste e então leste, o que impacta negativamente o volume das águas da Lagoa dos Patos e do canal São Gonçalo. A prefeita declara que a tendência nas próximas horas é de aumento no volume das águas, alertando para que a comunidade se mantenha calma, pois, para aqueles que abandonaram suas casas por conta do risco, ainda não é momento de retornar.
A gestora esclareceu também que não houve rompimento do dique no Laranjal, acrescentando ainda que medidas de reforço estão sendo trabalhadas nem todos os diques para maior resistência à força das águas. Paula relatou ainda que a Casa de Bombas está pronta para atuar, contando agora com bombas extras, fornecidas por incentivadores e parceiros da Prefeitura.