Pelotas Parque Tecnológico lança concurso de soluções criativas para a mobilidade sustentável

Concurso receberá ideias de soluções para tornar Pelotas uma cidade mais ciclável. (Foto: Divulgação)

Em alusão ao Dia do Ciclista, comemorado em 19 de agosto, e integrando as ações do projeto Ciclovia da Inovação, o Pelotas Parque Tecnológico lançou nesta semana o concurso “Pelotas: Uma cidade para ciclistas”. As inscrições são voltadas para estudantes universitários matriculados em instituições de ensino superior da cidade de Pelotas, dos mais variados cursos, que deverão apresentar propostas de soluções para os desafios que Pelotas enfrenta no caminho para ser uma cidade cada vez mais ciclável. O vencedor do concurso ganhará uma Bicicleta Aro 26 Forss Spike, 18 marchas, Laranja, um mês de mensalidade gratuita para utilizar o Coworking Co Place no Pelotas Parque Tecnológico e uma mochila de hidratação térmica ciclismo 2,5l Gtsm1 Mib. As ideias devem ser enviadas até o dia 13 de agosto para o link: https://pelotasparquetecnologico.com.br/pelotas-parque-tecnologico-lanca-concurso-de-solucoes-criativas-para-a-mobilidade-sustentavel/.

Além de promover uma cidade que prioriza os ciclistas, o objetivo do concurso é de integrar os parceiros da Ciclovia da Inovação, aproximar-se dos estudantes universitários e conscientizar a população sobre a importância de uma cidade com mais opções de mobilidade sustentável por meio de uma estrutura segura e interligada. As soluções apresentadas no concurso poderão ser colocadas em prática futuramente pelo poder público ou iniciativa privada.

Cada inscrito poderá apresentar até duas proposta e deverá escolher entre os desafios pré-definidos pelo edital: necessidade de aumento no número de bicicletários; conscientização de segurança no trânsito (condutores de veículos, ciclistas e empreendimentos); equipamentos obrigatórios de uso do ciclista (falta de uso e falta de recurso para aquisição); necessidade de ampliação de sinalização de trânsito com ênfase nas ciclovias e ciclofaixas para os condutores de veículos; e dificuldade de estabelecer rotas que possuem ciclovias e ciclofaixas até o destino.

Uma comissão julgadora irá avaliar os projetos e anunciar os três vencedores no dia 19 de agosto. Os três ganhadores receberão seus prêmios em setembro e ganharão: 1º lugar – 1 (uma) Bicicleta Aro 26 Forss Spike, 18 marchas, Laranja, 1 (um) mês de mensalidade gratuita para utilizar o Coworking CoPlace no Pelotas Parque Tecnológico e 1 (uma) Mochila de Hidratação Térmica Ciclismo 2,5l Gtsm1 Mib; 2º lugar – Vale-compras no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) para trocar por produtos na JL CASARIN e 1 (uma) Mochila de Hidratação Térmica Ciclismo 2,5l Gtsm1 Mib; 3º lugar – 1 (um) Bike Computer Gps Ciclismo Atrio Iron Bi091 Strava Mtb Speed e 1 (uma) Mochila De Hidratação Térmica Ciclismo 2,5l Gtsm1 Mib

Esta ação é uma realização do Pelotas Parque Tecnológico, Prefeitura Municipal e projeto Ciclovia da Inovação com patrocínio: Co.place Coworking, Banrisul, BRDE, Cresol, Sicredi e JL Casarin e apoio: UFPEL, UCPEL, Faculdade Senac, Faculdade Anhanguera e IFSUL. InovaPel 2023: Inovação Aberta e Interação Digital no centro da Estratégia.

O Edital com todas as informações sobre cronograma, premiação e desafios está disponível no site https://pelotasparquetecnologico.com.br/pelotas-parque-tecnologico-lanca-concurso-de-solucoes-criativas-para-a-mobilidade-sustentavel/.

Ciclovia da Inovação

A Ciclovia da Inovação é um dos projetos do Pelotas Parque Tecnológico para interligar os ecossistemas de inovação da cidade nos traçados da ciclovia existente, visando a sua ampliação, e promover o bem-estar e saúde pública, a sustentabilidade ambiental e a mobilidade urbana.

Sobre o Pelotas Parque Tecnológico

O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural. Possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e indústria criativa. Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 23 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 15 incubadas, 18 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 23 instituições parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, duas salas de reunião e capacitações e estacionamento para 65 carros. Ao todo, o Pelotas Parque gera 267 empregos diretos e 638 indiretos

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome