O novo governador do Distrito 4680 do Rotary Internacional, o empresário pelotense Sidnei Conrad, foi empossado na manhã deste sábado (29). Conrad representará a Gestão 2024/2025 do distrito que reúne 54 clubes atuantes de 52 cidades. A cerimônia aconteceu no Clube Brilhante, em Pelotas, e teve a presença de membros da organização e representantes políticos.
O Rotary Internacional é uma organização de voluntários que se congregam em mais de 36 mil Rotarys Clubs espalhados em cerca de 21 países. Os clubes realizam projetos humanitários para sanar necessidades que afligem suas comunidades. No Brasil, os clubs são divididos em distritos, sendo que a Região Sul faz parte do Distrito 4680. A cada ano é eleita uma nova gestão com um novo governador.
A cerimônia teve início com o entoar dos hinos do Brasil e do Rotary, seguindo para a troca de títulos entre antigo e novo governador. Também foram empossados os titulares das subdivisões do Rotary, os Interacts, Rotaracts e Rotary Kids; bem como os novos presidentes dos clubes e da Casa da Amizade. O novo governador também recebeu uma homenagem do Rotaract Pelotas Norte, que é vinculado ao seu clube de origem, recebendo o título de associado honorário.
A Gestão 2024/2025 tem como enfoque a “magia do Rotary”. Fazendo alusão ao tema, o novo governador entregou “varinhas mágicas” e cartas com as metas regionais para a nova equipe distrital. Quanto aos planos para a nova gestão, Conrad adianta que trabalhará três parâmetros: uma boa imagem pública da organização, um quadro sucessivo forte e compacto e a busca de investimento na fundação rotária.

Também pretende entregar o distrito com 1.500 membros, atualmente há 1.200 participantes. “Minha meta principal é que o rotariano consiga fazer alguma coisa para a comunidade e que seja feliz, trabalhe com alegria. Esse é o meu caminho, é a principal função que quero deixar para os outros, que sejamos felizes e alegres em trabalhar com nossas comunidades”, finalizou.
José Luiz Bornéo, governador da Gestão 2023/2024, conta um pouco sobre os projetos realizados em sua governadoria. Entre eles, cita a equipe de Consultores Técnicos da Fundação Rotária (Cadre) e a manutenção do projeto Pequenos Guerreiros em Santa Cruz do Sul. Apesar das catástrofes enfrentadas na região ao longo de sua atuação, Bornéo destaca o aprendizado com os erros e acertos. “Nós precisamos ter uma continuidade, mas certamente tivemos um ano muito próspero em companheirismo e realizações. Nosso distrito foi muito atingido com essas catástrofes, isso foi um percalço que a gente não pode ignorar. Mas também serviu para demonstrar a nossa capacidade de poder ajudar as comunidades”, completou.

Durante a cerimônia, foram apresentadas as ações realizadas pelos clubes para ajudar os atingidos pelas enchentes no Estado, como a arrecadação de doações. “O Rotary deu uma lição de companheirismo, ajuda ao próximo, humanidade e preocupação com o ser humano. Vamos continuar neste ritmo, fazendo o que Bornéo fez com muito carinho, zelo e dedicação”, elogiou Conrad.
Para Bornéo, o legado de sua gestão está diretamente ligado à amizade. “O nosso lema era ‘cria a esperança para o mundo’, do Gordon McInally, um escocês, o nosso presidente internacional. Então, esse legado de criar esperança para o mundo foi deixado. Acho que todos os clubes puderam dizer às suas comunidades para terem esperança, porque nós temos soluções. E agora, o Sidnei Conrad está assumindo esta magia do Rotary, que é essa continuidade, essa busca de fazer o impossível, porque o possível nós [rotarianos] já fizemos”, concluiu.
Confira alguns momentos do evento: