Pelotas: Novos servidores ingressam na área da educação

Durante acolhida, foram apresentados detalhes da vida funcional, do funcionamento da esfera pública e das competências de cada um. (Foto: Gustavo Vara)

A manhã desta quinta-feira (19) foi o momento para dar boas-vindas e apresentar parte da estrutura do serviço público aos novos profissionais que passam a integrar o quadro funcional da área da educação. Com o objetivo de estreitar relações com o Executivo, a prefeita, Paula Mascarenhas, e o vice-prefeito, Idemar Barz, receberam os servidores no Salão Nobre do Paço Municipal.

Diante dos novos servidores, a prefeita reiterou a importância de momentos como o das acolhidas, instituídas desde 2017, por meio do programa Cuidando do Servidor, que é executado pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh). Nessas ocasiões, são apresentados detalhes da vida funcional, do funcionamento da esfera pública e das competências de cada um.

Paula fez questão de salientar a responsabilidade de atuar na área pública, em especial, na educação. “Ser servidor não é simplesmente mais uma atividade ou apenas um emprego, é uma missão, estamos aqui servindo a sociedade. Os salários que todos nós recebemos vem do pagamento de impostos e tributos que cada cidadão paga, são eles os verdadeiros patrões. A prefeita e o vice estão aqui de passagem, mas vocês irão se relacionar com quem realmente sustenta o serviço público e espera muito de todos nós, ainda mais nesta área da Educação que é transformadora”, sensibilizou Paula.

Em fase de mudança de área e com bastante expectativa, Taísa Lopes, de 37 anos, que agora passa a desempenhar a função de Auxiliar de Educação Infantil, vê a possibilidade de crescimento profissional e de contribuição para a educação. “Após cursar Pedagogia, ainda não tinha experiência e busquei o concurso para entrar nessa área, quero crescer com essa oportunidade. Acredito que a dedicação de todos os envolvidos no desenvolvimento da criança e do aprendizado dela, com ajuda dos pais e a escola, complementando isso, faz toda a diferença para prepararmos as crianças para serem adultos de caráter, responsabilidade e também bons profissionais no futuro”, detalhou Taísa.

Esta é a quarta etapa de convocações, que iniciaram em março deste ano. Cerca de 200 novos servidores, entre secretários de escolas, monitores, cuidadores, merendeiras, professores, auxiliares, dentre outros cargos, já foram integrados à rede municipal de ensino, que atualmente conta com 94 escolas, cinco mil servidores e, aproximadamente, 30 mil alunos.

Também integraram a recepção aos novos profissionais a secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, e a secretária de Administração e Recursos Humanos, Tavane Krause.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome