Pelotas: Município e Estado avaliam espaço para receber Tudo Fácil

Os gestores também visitaram o espaço onde funcionará a unidade de atendimento à população, no Pop Center. (Foto: Rodrigo Chagas)

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e o secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal, detalharam o andamento dos projetos para instalação do Tudo Fácil Cidadão e Tudo fácil Empresas em Pelotas, em encontro no Paço Municipal. Os gestores também visitaram o espaço onde funcionará a unidade de atendimento à população, no Pop Center.

Conforme o cronograma de ações do Estado, a previsão é de que Pelotas passe a contar com uma unidade do Tudo Fácil Cidadão ainda no primeiro semestre de 2023. No local serão disponibilizados, inicialmente, 20 serviços, aproximadamente, como emissão de documentos, atendimentos do Detran-RS, FGTAS, IPE Previdência e Saúde, além de alguns serviços municipais que também serão oferecidos.

“É uma grande notícia para Pelotas, para os cidadãos que terão acesso, em ponto central aos mais diversos serviços. Além disso, a importância da escolha do local, extremamente adequado, de fácil acesso e que também contribui com a reativação de espaços e movimentação no Pop Center, é uma solução que agrada a todos”, avaliou Paula.

Para o secretário Gastal, é mais um importante movimento do Estado para facilitar o acesso aos serviços públicos. “O Estado tem que ir ao encontro do cidadão e não o contrário, os serviços tem que estar disponíveis, seja pelo meio digital ou pelo físico. Hoje, o RS é o estado mais avançado em transformação digital no país, 100% dos nossos serviços estão online, mas ainda precisamos ter os serviços disponíveis em espaço físico para atendimento da população que não está incluída digitalmente e pra todos que precisam deste contato direto”, explicou o gestor.

Unidades do Tudo Fácil com serviços ao cidadão já existem em Porto Alegre, Caxias do Sul, Lajeado e Rio Grande, e chegam, nos próximos meses, a Pelotas e Passo Fundo.
O ouvidor do MPelotas:unicípio, Tauã Ney, também acompanhou a visita ao local.

Facilitação para o empreendimento

Pelotas também contará com o Tudo Fácil Empresas, que é uma plataforma 100% digital, disponibilizada pelo governo do Estado, coordenada pelo DescomplicaRS e JucisRS. Em parceria com o Sebrae, irá facilitar e agilizar o processo de abertura de novos negócios. A implantação do serviço está em fase de elaboração de um Projeto de Lei pelo Município que será encaminhado à Câmara, viabilizando o processo.

O Tudo Fácil

O programa Tudo Fácil do governo do Estado consiste em estabelecer a prestação de diversos serviços públicos de forma centralizada e presencial. Foi criado com o propósito de melhorar o atendimento e concentrar em um único endereço os serviços de diferentes órgãos do Estado, mais demandados pelo cidadão.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome