Em live de atualização referente às enchentes em Pelotas, realizada às 10:58h deste sábado (18), a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) afirma que a situação das cheias no município tem se mantido estáveis. Porém, os níveis continuam acima do favorável. Paula ainda atualiza sobre a situação das aulas no município e da infraestrutura no Laranjal.
Na madrugada, entre 0h e 6h, a medição do Canal São Gonçalo variou entre 2,96m e 2,98m. Já a Lagoa dos Patos, ficou entre 2,67m e 2,72m durante o mesmo período. A última medição do Canal São Gonçalo, divulgada pelo sensor do Sanep às 12h, estava em 2,91m. Enquanto a Lagoa dos Patos, no mesmo horário, estava com 2,62m, de acordo com o Laboratório HidroSens da Universidade Federal de Pelotas.
Paula afirma que a situação atual deve se manter ao longo do dia. “Nós estamos numa situação relativamente estável, o que nos dá uma certa tranquilidade. Mas estamos com essa estabilidade em níveis mais altos do que gostaríamos”, afirma a prefeita – no momento da live o São Gonçalo se encontrava em 2,94m.
No entanto, na parte da noite, há chance que aconteça uma mudança na direção dos ventos. Atualmente, os ventos estão em sentido sudoeste, mas é possível que, até o final do dia, possa mudar para direção leste. A prefeita explica que esse fenômeno deve acontecer sobretudo no mar, mas deve chegar até a Lagoa dos Patos. “Isso nos acende uma preocupação maior, porque o vento de leste trará a água da lagoa para nossa costa oeste. Então, é possível que a lagoa cresça um pouco à noite e que, com isso, tranque um pouco o Canal São Gonçalo, que pode também subir”, acrescenta.
No domingo (18), há previsão de chuva de intensidade fraca à moderada, em localidades específicas. Paula afirma que não será uma precipitação preocupante, mas que pode aumentar um pouco os níveis em Pelotas. “Vamos ficar em alerta. Temos uma preocupação com a semana que vem. Sabemos que essas águas do Guaíba estão descendo e isso provavelmente chegará aqui”, garante ela.
Com essa situação de possível piora, Paula também informou a decisão de adiar o retorno às aulas em 63 escolas no município, o qual estava previsto para semana que vem. Essas escolas estão preparadas para receber os alunos, porém a Prefeitura optou por esperar até segunda ou terça-feira (20 e 21) para uma melhor avaliação do cenário. “Saberemos que a educação é o mais importante, mas ao mesmo tempo, o que nós temos de mais precioso são as nossas crianças e jovens. Não podemos expô-los a nenhum tipo de risco. Como a situação ainda é um pouco instável ainda e temos uma perspectiva de possível agravamento, optamos por esperar”, completa.
Quanto às ações nas casas de bombas e diques no Laranjal, a prefeita afirma as condições não tem permitido a realização de intervenções no local. Porém, ela garante que essa situação também está sendo monitorada diariamente. “Assim que for possível a entrada de uma equipe do Sanep para colocar a casa de bombas em funcionamento, isso será feito”, afirma.
Outra demanda dos moradores do Laranjal é a manutenção das vias de acesso à localidade. Paula afirma que também está sendo feito o monitoramento desse quesito pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura, que pretendia entrar com o patrolamento na região hoje (18). No entanto, o terreno extremamente molhado não permitiria esta intervenção, piorando a situação. Segundo a prefeita, o previsão é que este serviço seja feito entre domingo (19) e segunda (20), porém não podem garantir devido às previsões de chuva para esses dias.
Abrigos Prefeitura de Pelotas (atualizado às 12:31h)
Abrigados: 741 pessoas
- Colônia Z3 (salão paroquial João Paulo II): 38 famílias, 157 pessoas
- Laranjal (Escola Edmar Fetter, rua cinco, número 100): 38 famílias, 155 pessoas
- AABB (Alberto Rosa, 580): 37 famílias, 101 pessoas
- Esef (Luis de Camões , 625): 45 famílias, 119 pessoas
- Santa Teresinha Futebol Clube (rua Santo Antônio, 86): seis famílias, 23 pessoas
- Cenáculo (avenida Dom Joaquim, 1.618): 13 famílias, 47 pessoas
- Cavg (avenida Ildefonso Simões Lopes, 2.791): 47 famílias, 116 pessoas
- Exército de Salvação (avenida Fernando Osório, 6.745): seis famílias, 23 pessoas
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pelotas.