Pelotas: Moradores do Passo do Salso reivindicam melhorias em ruas do bairro

(Foto: Divulgação)

Uma manifestação realizada na manhã de quinta-feira (30) na avenida Cidade de Lisboa, juntou dezenas de moradores para a reivindicar manutenção nas ruas do bairro Passo do Salso. O estopim para o protesto foi a redução na linha de ônibus que entrava na localidade devido ao grande número de buracos nas vias.

Segundo os moradores, as ruas sem pavimentação têm dificultado a movimentação no bairro há muito tempo. Porém, quando as condições começaram a impedir a passagem do ônibus no bairro, grande parte dos moradores passaram a ter que caminhar cerca de 3 km para embarcarem no transporte, que só chegava até a parada na Vila Governaço.

A motivação para a manifestação surgiu quando os moradores foram informados de que caso as chuvas se intensificassem, o ônibus não conseguiria entrar no bairro, tendo a última parada no trevo da BR 116. Esse corte de percurso aumentaria ainda mais o caminho percorrido pelos moradores, dependendo da rua em que residissem.

Entre os prejudicados por essa situação também estão os alunos e profissionais da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Joaquim Dias, localizada na avenida Cidade de Lisboa. “Eles têm que caminhar cerca de 3 km até chegar na escola, sem falar dos alunos que utilizam o ônibus para sair do bairro em direção à escola, esse trajeto é bem maior”, explica a diretora Michele Fersula. Ela relata ainda que, em dias de chuva, muitos alunos acabam faltando às aulas devido aos alagamentos nas vias. “As ruas permanecem alagadas mesmo após a chuva parar”, detalha.

A previsão de chuva para os próximos dias e o possível agravamento da situação das ruas, motivaram o protesto de quinta-feira. A movimentação dos moradores surtiu efeito. A secretária de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Lúcia Amaro, foi até a localidade para conversar sobre as ações da Prefeitura Municipal para resolver a situação das vias da região. Em nota, a Prefeitura afirma que o patrolamento do local estava programado para esta quarta-feira (29), porém a chuva não possibilitou o trabalho.

O patrolamento total do Passo do Salso foi feito na quinta-feira, assim como na Vila Governaço, da rua Lauro Libeiro e demais áreas próximas. Além da locação de novas patrolas, a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSIU) afirma também ter adquirido saibro para reparo das vias e priorizará as que passam as linhas de ônibus, sendo a linha do Passo do Salso a primeira no cronograma de manutenção devido ao grande desnível da via. Quanto ao acesso à EMEF Antonio Joaquim Dias, a secretária se comprometeu em fazer as melhorias necessárias e disse que a manutenção será realizada após a finalização das obras na avenida. Com o patrolamento, as linhas de ônibus foram normalizadas e liberadas até o final da Vila Nova.

Os moradores do Passo do Salso afirmam agora estarem no aguardo do saibramento para uma melhor manutenção das vias.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome