Com chuva deste sábado (27) em Pelotas, moradores do Passo do Salso enfrentam dificuldades com alagamentos na Avenida Cidade de Lisboa. O volume de chuva no município hoje chegou a 100 mm, de acordo com informações da Sanep. Segundo a população local, o acumulo de água acontece devido a falta de manutenção das valetas.
A situação de alagamento segue desde o trevo de acesso a avenida pela BR, até a Vila Nova e Governaço. De acordo com os moradores, essa situação tem se agravado devido a falta de prestação do serviço de desobstrução e limpeza das valetas pela Prefeitura. “Estamos na luta por melhorias para o bairro, mas pouco se consegue e fazem um serviço mal feito”, reclama uma moradora.
Com as dificuldades, os próprios residentes da localidade estão realizando o serviço, retirando lixo e resíduos que estavam trancando a passagem de água em bueiros. “A água está correndo, mas tem muita água, não está dando vazão. Deve estar entupido em outro local”, acrescenta a outra moradora.

As reivindicações dos moradores por maior atenção ao bairro já acontecem há um tempo, tal como a manifestação realizada no fim de novembro do ano passado. Na época, eles pediam por melhorias nas estradas, já que as condições das vias impediam a entrada do transporte municipal no bairro. Essa preocupação retorna novamente com os alagamentos. “Não sei se depois da chuva o ônibus vai entrar na Governaço, pois teve duas patrolas no Salso, mas não passaram lá. E já estava um caos agora, depois da chuva vai ficar pior”, acrescenta a primeira moradora.