A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou na segunda-feira (2) a apresentação da pesquisa ‘Hábito de Leitura na Cidade de Pelotas’, desenvolvida pelo Instituto Pesquisas de Opinião (IPO), no Cineflix, no Shopping Pelotas. Os dados coletados, em março deste ano apontaram que 50,3% da população possui o hábito da leitura e 49,8% não tem essa prática.
A pesquisa é resultado de uma soma de esforços entre o Instituto, a livraria Vanguarda e a agência de comunicação Incomum, com a intenção de identificar o cenário dos leitores na cidade e buscar propostas de campanhas para ampliar o hábito de ler, especialmente entre as novas gerações. Algumas estratégias e o engajamento com outros setores da sociedade estão no planejamento, como o projeto “Uma página por dia”. A iniciativa também contará com apoio da Prefeitura de Pelotas.
“Todos esperam que o Poder Público resolva essa situação, mas quando inciativas como essa partem da sociedade, como o que está acontecendo aqui, as chances de sucesso são muito maiores. O Município quer aderir, levar esse estímulo para as nossas escolas, ser parceiro desse grande projeto que nasce de um ato generoso, de estimular cada vez mais pessoas a terem acesso ao mundo que a leitura pode oferecer”, salientou a prefeita.
Durante a pesquisa, fatores que constituem esses índices, como a condição social, motivação para leitura, perfil de quem lê e tipos de leituras foram detalhados pela diretora do IPO, Elis Radmann. “Esses dados nos trazem um grande debate: afinal, se a leitura abre a mente, abre portas para o conhecimento, o que precisamos para instigar mais o leitor? A partir desses dados precisamos pensar como motivar mais os diferentes públicos, em especial, as crianças”, apontou Elis.
Segundo a pesquisa, Pelotas está na média nacional no hábito de ler, no entanto, a média de livros lidos ao ano é bem maior que no restante do Brasil: enquanto no país a média é de 2,7 livros anualmente, em Pelotas é de 5,9 livros lidos por ano.
A secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, também acompanhou a apresentação dos dados. Interessados em se somar à campanha “Uma página por dia” com envolvimento e sugestões podem acessar o QR Code abaixo.