Pelotas: II Semana de Combate à Intolerância Religiosa é aberta

A programação se encerra no sábado (21), a partir das 10h, na Esquina do Axé. (Foto: Gustavo Vara)
Na manhã desta sexta-feira (20) a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), participou da cerimônia de abertura oficial da II Semana de Combate à Intolerância Religiosa, no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. O evento, organizado pelo Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Pelotas, teve início no último domingo (15) e encerra no sábado (21) com falas inter-religiosas na Esquina do Axé (entre as ruas 15 deNovembro e Lobo da Costa) às 10h.
A prefeita destacou em sua fala a importância da realização de debates como esses para a construção de uma sociedade mais inclusiva e tolerante.
“Estou muito feliz que a gente esteja avançando nessa discussão. Eu desejo que seja um trabalho frutífero e que essa discussão ganhe cada vez mais adeptos, porque diz respeito à convivência entre as pessoas. Cada um tem o seu direito de escolher seus caminhos para encontrar a fé”, afirmou.
O secretário municipal de Cultura, Paulo Pedrozo, também reconheceu a importância do evento e a valorização da cultura advinda das religiões afro-brasileiras para a história de Pelotas. “É muito significativo que a gente se reuna para falar sobre esse assunto e, principalmente, que estejamos valorizando cada vez mais esses movimentos culturais”, disse.
Também participaram da cerimônia a secretária de Educação, Adriane Silveira, a representante do Ensino Religioso, Dora Mara Domingues e a representante da Universidade Federal de Pelotas, Ediane Acunha.
Evento promoveu discussões durante a semana
Durante toda a semana foram realizadas palestras e seminários sobre intolerância religiosa e as ferramentas de combate, em diversos pontos da cidade e nas páginas oficiais do Conselho nas redes sociais.
O evento que marcará o encerramento também contará com um Ajeum. De acordo com o Presidente do Povo de Terreiro, o babalorixá Juliano Silva, a palavra ajeum é a junção das palavras em Yorubá awa, que significa nós e jeun ou jé, que quer dizer comer. A refeição será servida às 10h30, no Largo Edmar Fetter.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome