Pelotas: Grupo de Mães do Fragata realiza feiras mensais na avenida Duque de Caxias

Fabiane Dutra foi a criadora do grupo no Facebook, que hoje reúne mais de 35 mil pessoas o originou a feira. (Foto: Daniel Batista/JTR)

Uma iniciativa que começou com 12 expositores hoje já atinge cerca de 70. A feira realizada pelo Grupo de Mães do Fragata, iniciada em 2016, cresceu tanto que passou a ocupar o canteiro central da avenida Duque de Caxias, no Fragata, próxima ao estádio do Farroupilha. A próxima edição, a 27ª, ocorre já neste domingo (6), das 10h às 18h, com opções gastronômicas, artísticas e artesanais.

A criadora do grupo, Fabiane Dutra lembra que a primeira edição foi realizada em sua própria casa. O sucesso demandou um local maior para a segunda, com o aluguel de um salão. Desde então foram realizadas edições em outros espaços até que no ano passado o grupo recebeu autorização para promover o evento em via pública, passando a ser realizada no segundo domingo de cada mês. Essa edição foi antecipada devido á celebração ao Dia dos Pais. “É muito gratificante”, resume Fabiane, sobre o sentimento de ver a feira crescer.

Apesar do nome do grupo, Fabiane destaca que a feira não é restrita a esse público. O Mães do Fragata surgiu para divulgar os produtos da loja de artigos para presentes da qual era proprietária. Com o tempo, surgiu a ideia de realizar a primeira edição com alguns dos integrantes, que também puderam participar como expositores. Hoje, o grupo no Facebook reúne mais de 35 mil pessoas e é destinado a vendas de produtos diversos.

A feira também se manteve e o crescimento fez com que o marido Maique Mendes e a filha Rafaela, de 11 anos também passassem a ajudar na organização do evento. Dentre os mais de 70 participantes, o público poderá encontrar plantas, artesanato, gastronomia, produtos coloniais, bijuterias, costura criativa e outras produções, com expositores também de Rio Grande, Capão do Leão e Pedro Osório. Ainda haverá distribuição da erva-mate Rei do Sul e água quente. “Tem pessoas que estão desde a primeira edição”, conta Fabiane.

O reconhecimento do trabalho feito pelo casal também atraiu o foco de projetos sociais. A Associação dos Pais de Down de Pelotas (APADPel), por exemplo, participará com o brechó solidário e o recolhimento de tampinhas. O evento também terá o projeto Gibilendo, que incentiva a leitura infantil, assim como rodas de capoeira com o Grupo Filhos da Roda.

Planos

Em uma das edições, ainda em 2018, Fabiane lembra que promoveu uma campanha para arrecadar material de higiene e beleza pessoal. Os produtos formaram um kit que foram entregues aos idosos do Asilo Municipal. Ela afirma que pretende repetir a ação solidária este ano, com a arrecadação de materiais para um grupo que ainda deverá ser definido.

As próximas edições já estão com datas definidas, previstas para 10 de setembro, 8 de outubro, 12 de novembro e 10 de dezembro. Os interessados em participar podem entrar em contato pelo Instagram do evento (instagram.com/feira_mamaes_do_fragata_) ou pelo perfil pessoal de Fabiane Dutra (facebook.com/fabiane.dutra.35) ou pelo telefone/WhatsApp (53) 98132-2695.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome