Pelotas: Eventos do pêssego terão programação anunciada dia 28

No período, haverá a Abertura Oficial da Colheita, Feira Municipal do Pêssego e a Festa na Vila Nova, 7º distrito (Foto: Gustavo Vara)

A 9ª Quinzena do Pêssego, programada para divulgar a produção local e valorizar os produtores, está confirmada para o período de 25 de novembro a 9 de dezembro, incluindo a Festa e a Feira Municipal, além de outras atividades que destacam a tradição de Pelotas como o maior centro produtor de pêssego no país. Na segunda-feira (28), às 11h, no Largo do Mercado Central, autoridades e organizadores participam do ato de divulgação de todos os eventos da Quinzena.

Neste ano, a Feira Municipal do Pêssego será no mesmo período da Quinzena, de 25 de novembro a 9 de dezembro. Nas duas semanas, haverá bancas de produtores instaladas no Centro e nos bairros para venda da fruta diretamente do produtor ao consumidor, além de produtos derivados, como pessegada, geleia, cucas e outros.

“A Quinzena do Pêssego terá como ponto alto a Festa Municipal, dia 4 de dezembro, na Vila Nova, 7º distrito. Diversas atrações estão confirmadas, além de farta gastronomia, produtos coloniais, expositores, serviços, diversão e lazer. O evento é gratuito, com pagamento somente da taxa de R$ 10 de estacionamento, independentemente do número de pessoas no veículo”, salienta o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz (PSDB).

A Quinzena do Pêssego é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A organização da Festa Municipal do Pêssego é da Comunidade São Pedro da Vila Nova, Vila Nova Esporte Clube e Centro Cultural Nativista (CCN) Raízes da Tradição, com apoio e participação do Município, da Embrapa, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, Sebrae, Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel), Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas (APPRP), Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Região Sul (Cafsul) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O patrocínio é do Sicredi.

Produção

De acordo com o último Levantamento Sistemático de Produção Agrícola do Município, relativo ao mês de outubro, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pelotas possui três mil hectares cultivados com pessegueiros, sendo 2.850 de pomares tradicionais e 150 hectares de pêssego irrigado.

A avaliação sobre os resultados da safra só poderá ser feita após o encerramento da colheita, mas a expectativa é de uma produção de 12 mil quilos por hectare do pêssego não irrigado, resultando em uma produção total em torno de 30 mil toneladas. No ano passado, a produção total foi de 30,6 mil toneladas, conforme dados da Emater/Ascar-RS.

“Temos centenas de famílias envolvidas no cultivo do pêssego. Esse componente da agricultura familiar dinamiza o agronegócio local e contabiliza para Pelotas a tradicional posição de primeiro lugar no ranking de produção da fruta no país, garantindo pêssego em calda para abastecimento de 80% do mercado nacional, bem como exportações. O Município, além do apoio de instituições técnicas, adota políticas públicas de incentivo à cadeia produtiva”, comenta Idemar Barz.

Escolas estão na Quinzena

Aderindo à proposta de divulgar o pêssego e aproveitar suas propriedades nutricionais, o Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) está entregando a fruta in natura para todos os alunos da rede municipal de ensino, durante a safra, contemplando todas as escolas da rede.

Há o incentivo do consumo da fruta em preparações como suco, salada de frutas e batidas. Além disso, está no cardápio das escolas infantis, para a primeira semana de dezembro, a preparação de cuca de pêssego, com receita de autoria das merendeiras das próprias unidades de ensino.

Serviço e programação da Festa Municipal do Pêssego

– Data: 4/12/2022

– Local: Vila Nova, 7º distrito, Quilombo

– Horário: a partir das 9h

– Ingresso: gratuito

– Estacionamento: R$ 10

– Corte do Pêssego 2022: rainha Bruna Chagas Félix e princesa Jordana Kickhofel da Silva

– 9h: missa na Igreja

– 10h: abertura oficial da colheita em área de produtor vizinho

– 11h: apresentação Banda Diplomada

– 11h30: almoço no CCN Raízes da Tradição

– Das 14h30 às 19h: café colonial

– 15h: apresentação artística CCN Raízes da Tradição

– 15h30: abertura oficial do evento

– 16h: concurso melhor pêssego

– 17h: baile com o grupo Querência

– 21h: encerramento com a Discoteca Paradoxo

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome