Pelotas é oficializada como Capital Nacional do Doce

Titulação reconhecida por lei fortalece turismo e economia local. (Foto: Roberto Ribeiro)

Pelotas, famosa por sua tradição doceira, foi oficialmente reconhecida, na terça-feira (28), como a Capital Nacional do Doce, conforme estabelece a Lei Federal 14.867/2024. O título foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e publicada no Diário Oficial da União. A designação, que já era utilizada informalmente, agora ganha status oficial, promovendo a identidade cultural da cidade no cenário nacional e internacional.

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) destaca que a história e a tradição doceira estão na cultura e no cotidiano de todo pelotense. “Trata-se do reconhecimento formal da condição que o município alcançou por sua história e tradição. Temos um orgulho enorme desse título, a que fizemos jus pelo trabalho e pelo talento de gerações de doceiras, pelo encontro de culturas e etnias na confecção do produto que segue encantando a todos que têm o privilégio de prová-lo e de se deliciar”, conclui.

O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Gilmar Bazanella, ressaltou a importância do reconhecimento para a cidade. “Receber o título de Capital Nacional do Doce irá destacar ainda mais Pelotas no cenário do turismo, potencializando a atração de turistas de todo o Brasil e até mesmo do exterior. Fortalece a identidade cultural do povo pelotense, aumentando o orgulho da população, da mesma forma que aumenta a demanda e incrementa os negócios, gerando emprego e renda”, afirmou.

A presidente da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, Simone Maciel Jara Bica, também comemorou a nova legislação. “Em meio a tanta tristeza que a gente vem tendo no nosso Estado, essa lei vem trazer alegria e esperança para a população e para os profissionais do doce em Pelotas. Oficializa um título que já usávamos informalmente. Reconhece toda nossa história, nossa tradição e o dia a dia de trabalho dos empreendedores do ramo do doce de Pelotas. Estaríamos comemorando esse reconhecimento na nossa tradicional Fenadoce que estaria ocorrendo agora e que teve que ser adiada pela crise causada pela enchente. Mas, mesmo assim, estamos muito gratos e certos que vamos comemorar muito o nosso título oficial de Capital Nacional do Doce”, declarou.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome