Retornando à presencialidade, o projeto Direito na Rua – Justiça em Movimento,realizado pelos acadêmicos do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), terá ação no bairro Simões Lopes na quarta-feira (10). As orientações jurídicas ocorrerão das 14h às 17h no Centro da Criança São Luiz Gonzaga, localizado na avenida Brasil, 314.
Além de disponibilizar atendimento às famílias da escola, a ação vai ser aberta aos demais moradores do bairro. Todo o tipo de consulta jurídica, nas áreas cível, previdenciária, trabalhista e família poderá ser realizada. Triagens para ajuizamento de ação também ocorrerão.
Conforme explica a professora Ana Paula Dittgen, será a primeira vez que o projeto ocorrerá no bairro Simões Lopes. “Geralmente, damos preferência para bairros mais distantes do Centro, por isso acreditamos que exista uma demanda represada nessa área”.
Para a diretora do Centro da Criança, Bianca Neves, ter o projeto dentro da escola possibilitará uma oportunidade para as famílias buscarem orientações jurídicas. “Com isso, elas poderão ter seus direitos de acesso à justiça assegurados, solucionando situações que muitas vezes encontram-se pendentes por não poderem arcar com os custos de uma ação”, diz.
A atividade no Centro da Criança contará com a participação de alunos, que estavam com atuação no formato remoto desde o começo da pandemia. Neste ano, as orientações jurídicas ocorrem em parceria com os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Pelotas mediados por vídeo chamada.
Interessados em contar com o atendimento jurídico do Serviço de Assistência Judiciária (SAJ/UCPel) devem entrar em contato pelo telefone e whatsapp, (53)98147.1619. Novas triagens serão feitas até segunda-feira (8). Após, o SAJ entra em recesso devido às férias acadêmicas.