Pelotas: Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência palestra do IX Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa

Cinco conselhos foram representados no Fórum. (Foto: Divulgação)

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades participou do IX Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa, realizado entre os dias 22 e 26 de janeiro, em Porto Alegre. O foco foi a discussão das necessidades de políticas públicas.

Na oportunidade, os membros apresentaram no dia 24 de janeiro, das 14h às 18h, na  Escola Técnica da FACTUM, palestras com o tema “Conselho dos PCDs, idosos e políticas públicas”.

As palestras foram ministradas pelo presidente do Conselho, Michel Ribeiro, e a conselheira Brandina Buttow. Foram abordadas a importância dos conselhos no papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas. A finalidade é garantir o acesso do segmento às políticas sociais existentes e/ou contribuir para elaboração de outras. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, o município possui 87.295 pessoas com pelo menos um tipo de deficiência.

O público-alvo foi oriundo de diversos estados, municípios e representantes de outros países. Pelotas foi representado por cinco conselhos municipais: Conselho Municipal do Idoso, Conselho da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades, Conselho de Assistência Social (CMAS), Conselho de Saúde (CMSPel) e Conselho da Criança e do Adolescente (Comdica).

Estiveram presentes Lélio Falcão, presidente do Conselho Municipal do Idoso; Michel Ribeiro, presidente do Conselho dos PCDs, além da conselheira Brandina Buttow; Cézar Lima, do Conselho Municipal de Saúde de Pelotas (CMSPel), e Dulce Lafoente do CMAS e Comdica; Rotary e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome