Pelotas: Comunidades quilombolas receberão investimentos

Prefeita Paula Mascarenhas realiza reunião com os líderes dos quilombolas sobre implementos agrícolas. (Foto: Michel Corvello)

Comunidades quilombolas de Pelotas receberão novos investimentos para produção agrícola e assistência social. O anúncio foi feito pela prefeita Paula Mascarenhas em reunião nesta quinta-feira (3) com representantes dos grupos.

Uma das iniciativas é a emenda parlamentar do deputado federal Dionilso Marcon (PT), que irá beneficiar 158 famílias, no valor de R$ 75 mil. O recurso será utilizado na compra de uma enxada rotativa e um carreto basculante. Outra medida será o repasse de cestas básicas encaminhadas pela Fundação Palmares e pela Secretaria Estadual da Saúde.

No encontro, também começou a ser analisada a possibilidade de uma representação quilombola na Administração Municipal. Os representantes das comunidades Algodão e Vó Elvira destacaram a abertura e a permanente relação do Município com o grupo, lembrando que um dos destaques dessa parceria é o Comitê Gestor Quilombola de Pelotas, que há quase sete anos tem sido um instrumento de visibilidade e voz ao povo do quilombo.

Estiveram presentes o secretário de Cultura do Município, Paulo Pedrozo, o diretor executivo da pasta de Desenvolvimento Rural (SDR), Eduardo Soares da Silva, a gerente de Manifestações Populares da Secult, Helenira Brasil, e os representantes das comunidades quilombolas Algodão, Nilo Dias, e Vó Elvira, Antônio Soares.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome