Pelotas: Comemoração virtual com shows, live e venda de doces

Doces de Pelotas poderão ser comprados no formato online, através de site ou aplicativo (Foto: Arquivo/JTR)

Em meio à pandemia do novo coronavírus, Pelotas completa 208 anos no dia 7 de julho, e esta data não poderia passar em branco. Diante da necessidade de distanciamento social, os tradicionais shows, comemorações e manifestações populares, que exigem aglomeração, terão que ficar para outra oportunidade. No entanto, a comemoração sai das ruas e vai para dentro da casa de cada um dos pelotenses, através deste meio de comunicação que se tornou imprescindível nos dias atuais, a internet.

Com o tema “Pelotas Doce Aniversário – Fique Doce, Fique em Casa!”, as atividades da Semana de Pelotas iniciaram na quarta-feira (1º) e se estendem até o dia 12 de julho. O secretário de Cultura, Giorgio Ronna, conta que para viabilizar os eventos, foram lançados dois editais, o Sete ao Entardecer Festival e o Sagrada Casa. “Para o Sete ao Entardecer foram selecionadas 100 apresentações artísticas, que serão apresentadas através de canal no Youtube, mais de dez por dia”, estima.

Já o Sagrada Casa é destinado a espaços e produções culturais e constará de, pelo menos, 25 atrações. “Serão 125 atrações somente destes dois editais e exclusivamente virtual”, ressalta Ronna. As apresentações ocorrem desde o dia 1º e se estendem até o dia 7 de julho, data do aniversário de Pelotas.

Pelotenses natos ou que escolheram a cidade para morar foram convidados a presentear o município com vídeos, fotos, áudios ou mensagens escritas. Segundo a gerente de Manifestações Populares da Secretaria de Cultura, Helenira Brasil, são peças bem diversificadas e o conteúdo será veiculado nas redes sociais da Prefeitura, desde que demonstre respeito e carinho pelo patrimônio material e imaterial de Pelotas.
No dia 12, em parceria com o Sesc/RS, será realizada live de encerramento com apresentações ao vivo, divulgação da campanha “Pelotas pela Vida”, arrecadação de donativos e sorteios de brindes. A transmissão será online e será montado drive thru para arrecadação dos donativos.

E, ainda, não poderiam faltar os tradicionais doces. Para incentivar a comercialização e a divulgação deste patrimônio pelotense, entre hoje (3) e o dia 12 de julho haverá vendas online, das 11h às 21h30, e delivery, através do site do evento doce.pelotas.com.br e do aplicativo Aiqfome. A iniciativa é uma parceria com a Associação de Produtores de Doces de Pelotas e o Sebrae/RS, seguindo todas as recomendações sanitárias e de segurança exigidas para o momento.

A programação completa da Semana de Pelotas pode ser vista no site doce.pelotas.com.br. Na plataforma, podem ser encontradas informações sobre a comercialização dos doces, agenda e acesso às apresentações artísticas, além do Almanaque de Pelotas, quiz sobre a cidade, acesso à nova versão do aplicativo Turismo Virtual em Pelotas, playlists de vídeos sobre a cultura da cidade e informações do Pacto Pelotas pela Vida.

A realização é da Prefeitura, com apoio do Sebrae/RS, Sesc/RS, Associação de Produtores de Doces de Pelotas e empresas patrocinadoras.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome