Pelotas: Caixeiral dá início à comemoração dos 145 anos

Homenagem foi realizada nas dependências do clube. (Foto: Roberto Ribeiro/JTR)

O Clube Caixeiral deu início oficialmente na noite de quarta-feira (31) às comemorações dos seus 145 anos de existência, a serem celebrados em novembro deste ano. A abertura do calendário de eventos que culmina em novembro com um jantar alusivo à data contou com descerramento de placa em homenagem aos benfeitores. A cerimônia, nas dependências do clube, foi conduzida pelo presidente Victor Hugo Siqueira.

A programação segue nesta quinta (1º) com um ato ecumênico às 15h na sede do clube (praça Coronel Pedro Osório, 106) e tem sequência no sábado (3) com o baile “Revivendo os antigos carnavais”, com a cantora Xana Gallo (ingressos esgotados), a partir das 20h, com direito ao tradicional cortejo no redondo da praça Coronel Pedro Osório, “como eram os bailes de antigamente”, assinalou Siqueira. O clube também retoma este ano, dia 10, seu baile de carnaval adulto.

 

O presidente do Clube Caixeiral fala à plateia durante a solenidade de descerramento da placa em homenagem aos benfeitores realizada na noite desta quarta-feira (Foto: Roberto Ribeiro/JTR)

O ato de quarta marcou ainda o avanço das obras de restauração do telhado da edificação, cuja execução já chegou à metade do projeto. Iniciativa que se deve, segundo o presidente do clube, aos benfeitores homenageados. A conclusão está prevista para maio deste ano e deve recomeçar após o Carnaval.

Clube social mais antigo de Pelotas, fundado em 25 de dezembro de 1879 como “União e Progresso”, sob a liderança do emigrante espanhol Manuel Moralez, inicialmente tinha por finalidade agregar os caixeiros do comércio varejista com um viés reivindicatório: o do descanso semanal aos domingos, feriados e “dias santos”.

Siqueira conduz ato que insere fotografias na Galeria de Honra do Clube do presidente do Conselho Deliberativo, José Maria Carvalho da Silva, e do vice-presidente Wagner Fonseca de Carvalho. (Foto: Roberto Ribeiro/JTR)

“Tenho certeza que nesta noite o nome de cada benfeitor e cada benfeitora entra para os anais da história deste clube, mesmo aqueles que não estão aqui presentes”, disse Siqueira. A seu convite, o descerramento da placa foi feito pelo vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz (PSDB) e pelo presidente do Conselho Deliberativo, José Maria Carvalho da Silva. O ex-prefeito (1987-1988) teve direito a uma segunda homenagem com uma fotografia na galeria de honra. Não foi o único. O atual vice-presidente, Wagner Fonseca de Carvalho, também foi digno de registro, ambos, conforme o presidente do clube, “por estarem praticamente de prontidão, dia e noite, em todas as atividades do Clube Caixeiral, dois homens incansáveis pela causa do nosso clube”, disse.

O presidente do Clube Caixeiral, Victor Hugo Siqueira, ao lado do presidente do Conselho Deliberativo e ex-prefeito de Pelotas, José Maria Carvalho da Silva, e do vice-prefeito Idemar Barz (PSDB). (Foto: Roberto Ribeiro/JTR)

Instado a falar, Silva creditou os resultados da atual gestão à união dos associados e aos méritos pessoais do presidente. “Vocês, cada um de vocês, é que nos dão a condição de fazer do Clube Caixeiral um clube que é de todos nós. Tem gente que não acreditava que fosse possível deixar este clube com este imenso prédio da forma com que o nosso presidente conseguiu – nosso presidente tem aquele jeito especial de conduzir todos vocês para este trabalho no Clube Caixeiral, estamos realmente envolvidos com este trabalho”.

Benfeitores homenageados

Os homenageados foram Adenauer Correia Iamin, Adiles Pachalski, Adil Mendes da Silva, Álvaro Milton Mendes da Silva, Ângela Treptow Sapper, Maria Angelina Sanmartins de Souza, Carlos Francisco de Moraes Neutzling, Carlos Roberto Vaz da Silva Almeida, Celestina Isabel da Silva Pinto, Célia Hallal da Silva, Clésis Iara Crochemore, Clotilde Conceição Victoria, Eliana da Silva Fernandes, Elizabete Martins Dutra, Elmo Pohlmann, Eva da Graça Crochemore, Flávia Lima, Flávio Luiz da Cunha Gastal, Francisco Siqueira, Gisele Osório de Carvalho, Hugo Vieira da Cunha, Irene Vidal Carré, José Maria Carvalho da Silva, Júlia Otaviana Bento de Souza, Loeci Furtado Hallal, Luci Maria Pencarinha Siqueira (in memorian), Maria Dora Gomes da Cruz, Maria Rosane Santana Almeida, Marialda Santos da Silva, Mariane Gouveia Pascoal, Marli Costa, Merilda Ferreira Argolo Santos, Neuza Marilu Peres Duarte (in memorian), Nilton Pereira da Silva (in memorian), Noeli Rocha da Silva Varoto, Núbia Silva da Silva, Regina Maria Vilanova Sanches, Renato Varoto, Régis Adriano Vanzim, Sandra Maria Goularte Santos, Sônia Rodrigues Bastos, Tânia Alves Gastal, Tanira Maraninchi, Tomaz Antonio Pizarro, Valnei Fagundes Santos, Vera Maria Jardim Carvalho, Vera Lúcia Portela Kratz, Vilma Ávila Viana, Vilma Mincks Arejano, Wagner Fonseca de Carvalho e Wilson José Pachalski Filho.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome