O empreendedorismo foi pauta, na tarde desse sábado (3), na Arena de Inovação SebraeX, instalada na Fenadoce. Foi apresentado o resultado da pesquisa “Empreendedorismo e geração de renda nas vilas e bairros”, aplicada em empreendedores da Guabiroba; e a equipe da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) apresentou o projeto Bairro empreendedor: política pública para geração de emprego e renda.
O Bairro da Gente busca fortalecer a economia local por meio da organização e da valorização da comunidade e dos pequenos negócios. A prefeita Paula Mascarenhas entende que os empreendedores dos bairros fazem a roda da economia girar, promovem inovação e desenvolvimento. Para ela, o programa, criado em 2021, valoriza as potencialidades de Pelotas e transforma vidas, um compromisso assumido pela Prefeitura após a pandemia.
A pesquisa revelou dados levantados na Guabiroba, o próximo bairro a receber o projeto – o primeiro foi a Z3, e o segundo o Navegantes. Entre as informações apresentadas está as principais dificuldades e perfil dos empreendedores do local:
– São 517 empreendedores, desses 69% são homens, 53% são negros e 60% são da classe C;
– 50% dos negócios têm mais de cinco anos e 33% entre dois e cinco anos;
– O maior segmento, 24%, é da área de alimentação e bebidas;
– 67% não tem CNPJ, ou seja, não está regularizado, e entre os regularizados, 84% é como Microeemprendedor Individual;
– Apenas 3% tem conta bancária de pessoa jurídica;
– 30% separam as despesas do negócio das despesas pessoais. Embora muitos entendam a necessidade, para a maioria não há dinheiro suficiente para fazer a separação;
– Para 53% dos empreendedores, essa é a única renda da família;
– A maioria quer melhorar o bairro e seguir vivendo nele;
– Sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos empreendedores, 37% apontou a burocracia para gerir o negócio, 26% o acesso ao capital, e 22% a concorrência;
– Sobre qualificação, 36% fizeram curso na sua área de atuação e 9% de gestão do negócio/empreendimento;
– 65% dos entrevistados se sentem otimistas quando ao negócio e 81% deles gostaria de seguir empreendendo;
– 90% investe na propaganda “boca a boca” para o seu negócio e 60% em redes sociais;
Após a apresentação a prefeita avaliou que levar o Bairro Empreendedor para a Guabiroba com tantas informações, conhecendo as necessidades, gargalos, desafios e inseguranças dos empreendedores vai potencializar o trabalho, pois ajuda a Prefeitura a planejar as ações.