Pelotas abre abrigo destinado a famílias atípicas

Espaço vai funcionar junto ao Cenáculo Pelotense. (Foto: Prefeitura de Pelotas)

O trabalho de apoio e amparo às pessoas das áreas de risco da cidade passa a contar com um serviço diferenciado e específico: o Município de Pelotas disponibiliza desde as 18h desta quarta-feira (8), o abrigo para famílias atípicas, ou seja, com integrantes com deficiência e autismo. O local funcionará junto às instalações do Cenáculo Pelotense, na avenida Dom Joaquim, nº 1.568.

O espaço conta com infraestrutura e apoio de diversos órgãos para atendimento e está dividido em dois ambientes: um para acolhimento de até 90 pessoas com camas e alimentação e outro dedicado a eventuais casos de crianças que sejam resgatadas perdidas ou sem um responsável por ser uma preocupação compartilhada pela Vara da Infância, Ministério Público e Conselho Tutelar. “Será um ambiente reservado que, caso seja preciso, funcionará como um ponto de encontro até que a família possa reencontrar a criança”, explicou a coordenadora do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, que está conduzindo o novo serviço. O local foi cedido pela equipe gestora do Cenáculo.

O novo abrigo específico conta como suporte da Secretaria de Assistência Social (SAS), com alimentos, roupas e materiais de higiene e limpeza, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Secretaria Municipal de Educação (Smed), além de apoio de entidades assistenciais como Associação de Amigos, Mães e Pais de Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (Amparho), Associação de Pais de Pessoas com Síndrome de Down de Pelotas (Apadpel), dentre outras entidades assistenciais, além da participação voluntária de movimentos sociais da Igreja Católica.

No local, não estão sendo recebidas doações, pois não há espaço para acondicioná-las. As mesmas podem ser feitas no prédio da SAS, na rua Marechal Deodoro, nº 404, na Prefeitura, praça Coronel Pedro Osório, nº 101, ou na sede da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), no Parque da Baronesa.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome