Pelotas: 9ª Quinzena do Pêssego encerra-se nesta sexta-feira

Município é o maior produtor de pêssego para indústria do país. (Foto: Michel Corvello)

A 9ª Quinzena do Pêssego, promovida pela Prefeitura de Pelotas, aberta no dia 25 de novembro, encerra-se nesta sexta-feira (9). Até a terça-feira (6), organizadores haviam contabilizado a venda de 2.003 quilos da fruta in natura, nas bancas da Feira Municipal do Pêssego, instaladas no Centro, bairros e na festa realizada no domingo (4), na Vila Nova, 8º distrito. Além da comercialização, o período da Quinzena é marcado por diversas iniciativas voltadas à valorização do produtor, da história e da tradição da cultura na região local.

“Estamos finalizando mais uma Quinzena do Pêssego e, mesmo com quebra de safra, devido ao rigoroso inverno, os números são animadores. Mais de duas toneladas da fruta foram vendidas diretamente do produtor ao consumidor, além de produtos preparados à base do pêssego, como cuca, suco, geleia, pessegada, compota, licor e outros. O período de duas semanas põe em evidência a cultura mais tradicional de nossa cidade, mobilizando diversos setores, como a rede de ensino, que inclui a fruta na merenda, e restaurantes, que inovam nos cardápios prestigiando o pêssego nas receitas”, avalia o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz (PSDB).

Vendas da Quinzena

Até terça-feira (6), a Feira Municipal do Pêssego – uma das atividades da Quinzena – registrou, nas bancas do Centro, bairros e da Festa Municipal do Pêssego, a seguinte comercialização:

– pêssego in natura – 2.003 quilos;

– cucas de pêssego – 252 unidades;

– copos de suco – 210;

– copos de salada de frutas – 118;

– embalagens de geleia – 22.

Outros produtos, como licor de pêssego, espetinhos de morango, tortas, potes de pêssego com chantilly e fatias de bolo também tiveram grande aceitação.

As bancas da Feira Municipal do Pêssego, nesta 9ª edição da Quinzena, foram conjuntas com as da Feira Municipal do Morango, uma vez que os pontos onde estão estabelecidas obtêm grande aceitação do público.

“O pêssego é a cultura mais importante da nossa zona rural, envolvendo centenas de famílias, gerando postos de trabalho e movimentando a economia. A partir da 9ª Quinzena, partiremos para a décima edição dessa iniciativa que tem cumprido o seu papel de divulgar o grande potencial produtivo de Pelotas. O esforço da agricultura familiar, em relação aos pomares, garante a supremacia do município no posto de maior produtor da fruta para a indústria do país. Com o passar do tempo e parceria de instituições de apoio técnico, as variedades de mesa, com extraordinária qualidade, também têm ganho grande destaque”, observa Idemar.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome