Os 10 anos de Seu Bigode

Cartunista Fábio Rogério Rosa Braga, criador do Seu Bigode, completa dez anos no Jornal Tradição Regional. (Foto: Arquivo/JTR)

Há 10 anos, o personagem Seu Bigode nascia na primeira visita de Fábio Rogério Rosa Braga, de 50 anos, ao Jornal Tradição Regional. O cartunista encontrou no veículo a oportunidade de compartilhar os desenhos que o acompanham há mais de 40 anos.

Braga começou a desenhar ainda criança e a lembrança da primeira professora do ensino básico elogiando suas criações ainda está viva em sua memória. “Uma professora chamada Neida me alertou do quanto eu desenhava bem. Daí em diante, não parei mais”, conta. O elogio da professora foi o pontapé inicial para que ele começasse a desenhar, mas foi inspirado em cartunistas como André Macedo, Edgar Vasquez, Paulo Caruso e Maurício de Souza, que o relacionamento de Braga com os quadrinhos começou.

A trajetória das charges caminha com a própria evolução dos jornais impressos no mundo inteiro. A história conta que no século XVI, período em que poucos sabiam ler e escrever, por ser considerado o modo mais fácil na transmissão e captação da informação para o maior número de pessoas, os quadrinhos eram utilizados para a distribuição de panfletos com notícias políticas, histórias de crimes, viagens e descrições de milagres. Além disso, faziam um grande sucesso na Europa.

As histórias assinadas por Seu Bigode, são análises do cotidiano e políticas e, segundo Braga, têm relação com o personagem que é inspirado nas características de um tradicional gaúcho, com posicionamentos fortes e afinados. O artista define seus quadrinhos como uma espécie de desabafo.

Hoje, ele se sente realizado e agradecido pela aposta do Jornal. “Meu sentimento é de satisfação e contentamento. Sempre acreditei no personagem”, afirma.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome