Operações Integradas atuam para evitar aglomerações no feriado de Natal

As ações de fiscalização começaram na quarta-feira (23). Foto: Divulgação
As forças de segurança de Pelotas retornaram às ruas neste feriado de Natal e fim de semana com o objetivo de fiscalizar o cumprimento das determinações municipais para conter a disseminação do coronavírus. As ações tiveram início na quarta-feira (23) com patrulhamento nos bairros. Além de garantir mais segurança para a população, as Operações Integradas também atuam para evitar aglomerações, crimes de trânsito, contra a vida e o patrimônio, além de serem importantes parceiras do enfrentamento a pandemia.

Na quinta-feira (24), véspera do Natal, o Comitê de Proteção Animal (Comupa), fiscais municipais, agentes de trânsito e guardas municipais, com o apoio da Polícia Civil e Brigada Militar, desenvolveram operação para combater o comércio ilegal de fogos de artificio, proibidos por regramento estadual. Os órgãos de segurança também realizaram patrulhamento ostensivo contra roubos, principalmente na área central da cidade, que está com movimento reduzido em razão do decreto municipal nº 6.352, que fechou atividades não essenciais entre a noite do dia 24 até segunda-feira (28).

As regiões da avenida Ferreira Viana e a Praia do Laranjal foram o foco das atividades na sexta-feira (25), das 13h até o início da noite, com ronda preventiva. A partir das 20h, os comboios foram deslocados para a Duque de Caxias, para averiguar denúncias de aglomeração.

Operação Verão aborda motoristas

No sábado (26), teve início a Operação Verão no trânsito. Segundo o secretário de Trânsito e Transporte, Flávio Al Alam, a iniciativa será realizada durante os próximos fins de semana, com um posto avançado na avenida Adolfo Fetter, no caminho do Laranjal. Al Alam disse ainda que serão feitas abordagens aleatórias nos veículos com o objetivo de dar mais segurança e tranquilidade aos que transitam pelas vias que levam à praia. “Independentemente da orla da Praia do Laranjal estar fechada, a presença de veículos tem sido intensa, piorando aos sábados, domingos e feriados”, esclareceu o secretário.

Até o final da tarde de sábado (26), os agentes de Trânsito abordaram 46 veículos que circulavam a caminho do Laranjal, além de emitirem cinco autos de infração de trânsito (AITs) e realizarem a remoção de quatro veículos.

Após o encerramento da barreira, os agentes foram deslocados para a orla junto com a Guarda Municipal, para atender denúncia de perturbação do sossego. No local, foram emitidos 20 AITs por estacionamento em local proibido, conforme indica a sinalização – proibido entre meia-noite e 6h.

Operações no domingo (27)

Neste domingo (27), as forças de segurança retomam o trabalho de policiamento ostensivo. Das 13h até as 19h estarão na praia e regiões adjacentes à avenida Ferreira Viana, com a função de evitar aglomerações. À noite, a partir das 20h, as equipes retornam à avenida Duque de Caxias, em pontos com denúncias recorrentes de perturbação e reuniões de grupos.

Até o dia 3 de janeiro, os comboios dos órgãos de segurança pública mantêm o patrulhamento preventivo.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome