Apesar da inauguração oficial estar prevista para a próxima quinta-feira (26), às 20h, com a presença da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), os usuários que transitam pelo Terminal Rodoviário de Pelotas já podem usufruir da verdadeira transformação do local, após as obras de revitalização capitaneadas pelo atual diretor-presidente Cláudio Montanelli. Conforme ele, desde pracinhas, estacionamentos, banheiros, guichês de passagens e de encomendas, cada canto está recebendo um toque especial e tudo com um custo muito baixo.
“As obras vem sendo feitas com nosso pessoal e com a ajuda, principalmente, das Secretarias de Serviços Urbanos e de Desenvolvimento Rural, além é claro, com o apoio incondicional da prefeita Paula”, diz Montanelli.
As transformações são muitas e podem ser notadas já quando se embarca e desembarca dos ônibus. Toda a extensão dos boxes recebeu cadeiras para que as pessoas possam aguardar seu embarque ou desembarque de amigos e parentes de maneira mais confortável. E se o caso é uma espera mais longa, duas salas de embarque – uma no térreo e outra no setor de passagens – estão prontas e à disposição de quem quiser utilizá-las com climatização, água, televisor e até livros para que o tempo possa passar mais rápido. Para passageiros com dificuldades de se locomover, cadeiras de rodas também estão à disposição.
Como não poderia deixar de ser, a gruta de Nossa Senhora Aparecida, localizada na sala do térreo, também recebeu tratamento especial. “A iluminação externa é cuidadosamente revisada pelo Departamento de Iluminação Pública (DIP) para que nenhum ponto fique sem luz, visando a maior segurança dos usuários”, ressalta o diretor-presidente.
Segundo Montanelli, o momento é de pinturas, em que o amarelo que cobre as paredes e forro internos começa a dar lugar ao branco gelo, oferecendo uma sensação de amplidão. As pracinhas também foram renovadas com a recuperação de brinquedos, pintura e cestas de lixo; o estacionamento pago foi reorganizado; o chão ganhou pisos táteis para facilitar a vida dos usuários com deficiência visual; os recantos de embarque e desembarque, onde ficam os banheiros, também aos poucos ganham um novo visual: o primeiro, localizado junto ao box de embarque para Jaguarão, Arroio Grande e Pedro Osório, oferece cadeiras, água e dois aparelhos de TVs, recebidas em doação. O banheiro feminino também foi reformado e transformado num local mais limpo e asseado. Ainda, há um recanto à disposição da Azonasul e os 23 municípios da região, e também Bagé, para a divulgação dos seus eventos e festas.
A próxima etapa será com foco nos banheiros masculino e feminino na área de desembarque, próximo ao box do ônibus circular e táxis. O local também irá receber cadeiras, tevês e reformas.
No saguão principal, tem até uma formiga, símbolo da Fenadoce para quem quiser tirar fotos com a mascote. Em breve, neste lugar será instalado um totem para compra de passagens. O equipamento já foi adquirido e ainda está com o fabricante para os últimos ajustes, mas enquanto isso não acontece, ao lado do setor de encomendas foi instalado um guichê para venda rápida de passagens e também para quem tem limitações para subir até o segundo andar. Neste caixa, foi instalado um comunicador, que em breve também será instalado nos demais guichês.
“Mas o desafio maior ainda está por vir”, diz Montanelli, se referindo ao restauro e pintura de toda a parte externa do prédio, formado em 1982 e que tem 8.340 metros quadrados de área construída.
Todo o terreno onde está localizada a rodoviária possui 9,9 hectares. Pelo local, passam mensalmente, em média, 290 mil pessoas. No mês de dezembro, este número fica entre 330 e 340 mil pessoas.