Mecânica do ar alerta para a necessidade de PMOC em sistemas de climatização

Empresa possui profissionais treinados e qualificados (Foto: Luciara Schneid/JTR)

Já está valendo a exigência de Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) de instalações e equipamentos de sistemas de climatização de ambientes, prevista na Lei 13.589, sancionada em 4 de janeiro do ano passado. O alerta é dos sócios-proprietários da Mecânica do Ar, Marlon Giovane da Silva Dias e Kátia Marques Dias, destacando que a partir do próximo ano, os estabelecimentos em geral devem começar a ser fiscalizados e a multa para quem não estiver adequado pode variar entre R$ 1,5 mil e R$ 2,5 milhões. “Após a notificação, o estabelecimento terá um prazo de seis meses para se adequar”, ressaltam.

O PMOC busca a melhoria na qualidade do ar de ambientes climatizados, obtendo um ar puro e livre de bactérias causadoras de doenças respiratórias. Nele é estipulado quando as verificações e correções técnicas deverão ser executadas em cada ponto de um sistema de refrigeração, ar condicionado, ventilação ou aquecimento. Segundo a lei, todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um PMOC.

Por isso, as empresas precisam se preocupar com a qualidade do ar de seus ambientes climatizados para preservar a saúde, o bem estar, o conforto e a produtividade dos seus funcionários. Além da multa, a falta do PMOC, que passou a ser obrigatório desde o ano passado, pode levar as empresas a terem prejuízo com, licenças médicas e processos judiciais que podem ser abertos por pessoas que foram contaminadas pela má qualidade do ar na empresa. Além de estar cumprindo a lei, a adoção do PMOC reduz o gasto com manutenção do sistema de ar condicionado, economiza energia, aumenta o conforto térmico, oferece a certeza de ar puro e livre de contaminação e melhora a qualidade de vida de todos que dividem o ambiente.

Histórico

A Mecânica do Ar é uma empresa genuinamente pelotense, fundada em 27 de setembro de 2013 e, inicialmente funcionava na casa do casal Marlon e Kátia. Em 2015, por conta da alta demanda pela refrigeração automotiva, que não era oferecida por falta de espaço físico, mudou-se para a rua Marcílio Dias, 1940, ampliando mais tarde para o número 1946, onde funciona até hoje.

Com grande atuação no mercado, a empresa se destaca pela busca constante da qualidade no atendimento e respeito ao cliente. Entre os serviços oferecidos, estão assistência técnica a residências e empresas de pequeno, médio e grande porte como hospitais, clínicas, universidades, lojas, shopping, polo naval (Petrobras), construtoras e bancos. Presta serviços nas cidades de Pelotas, Rio Grande, Bagé, São Lourenço do Sul, Canguçu, Camaquã, Porto Alegre, Curitiba e São Paulo.

A empresa possuí veículos de pronto-atendimento e de qualidade. Executa serviços de manutenção corretiva e preventiva, e possui equipe de 11 profissionais treinados e qualificados, devidamente uniformizados, sempre buscando o aperfeiçoamento e a qualificação da mão de obra.

Presta serviços nas áreas residencial, comercial e industrial com a realização de projetos que atendem as necessidades de cada cliente, priorizando a qualidade e funcionalidade. Os materiais utilizados nas instalações são de primeira linha e seguem todas as orientações e exigências dos fabricantes.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome