Primeira regional fundada pelo CREA-RS em interiorização no atendimento e representatividade, a Inspetoria de Pelotas completa 50 anos na sexta-feira (5), tendo sido fundada em 1971.
Localizada na rua Félix da Cunha, nº 260, a inspetoria congrega, além da cidade-sede, mais 16 municípios da região, que conta com mais de 2.700 profissionais inscritos na jurisdição.
Considerada uma das capitais regionais do Brasil, sua população, conforme estimativas do IBGE de 2020, era de 343 132 habitantes, sendo a quarta cidade mais populosa do estado. A região de Pelotas é a maior produtora de pêssego para a indústria de conservas do país, além de produzir outros produtos como aspargo, pepino, figo e morango. O município também é grande produtor de arroz e rebanho bovino de corte, tendo ainda a maior produção de leite do estado.
Para comemorar o meio século de presença do Conselho no município, na quinta-feira (4) a Inspetoria de Pelotas será homenageada pela Câmara de Vereadores em Ato Solene, às 10h30, no Plenário da Casa Legislativa.
A ocasião contará com a presença do presidente da Casa, vereador Cristiano Silva (PSDB), proponente da homenagem, da presidente do CREA-RS, a engenheira ambiental Nanci Walter, e dos inspetores de Pelotas, os engenheiros civis Miguel Medina Júnior, Rui Miller Lucas e Jacques Reydam.
Também participarão da cerimônia, que será transmitida ao vivo pela TV Câmara de Pelotas (https://www.pelotas.rs.leg.br/institucional/tv-camara) e pelo Facebook, os funcionários administrativos Fabio Marques Gonçalves, Tania Mara Fernandes, Neusemeri Leitzke e os agentes fiscais Jorge Antônio Martins Motta e Mauro Rogério Castro Brião.
A comunidade e os profissionais da região podem acompanhar ao vivo pela TV Câmara de Pelotas (https://www.pelotas.rs.leg.br/institucional/tv-camara) e pelo Facebook.