IBGE se aproxima da conclusão do Censo 2022 na região de Pelotas

Censo 2022 começou a ser realizado em agosto. (Foto: Acervo IBGE)

Com atrasos em todo o país, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adiou oficialmente a conclusão do Censo Demográfico de 2022 para janeiro de 2023. Em Pelotas, no entanto, a pesquisa segue avançada e o primeiro mês do próximo ano será utilizado apenas para revisar os dados e pontos visitados.

Segundo Tatiana Gautério, coordenadora da agência do IBGE na cidade, falta pouco para a conclusão do Censo, tanto em Pelotas quanto em outros pontos da região. Isso porque a agência atende, ao todo, 13 municípios. “Estamos coletando algumas poucas áreas que ainda restaram coletar. Em janeiro nós vamos concluir esta supervisão, esta revisão, e daremos por encerrado o Censo nos nossos 13 municípios”, garante.

Entre o final de dezembro e início de janeiro, quando não houver mais setores com coleta pendente, a agência iniciará uma campanha para encontrar possíveis cidadãos não recenseados.

Mesmo sem poder precisar o número de entrevistados no município, uma vez que este é atualizado a todo momento com as visitas dos profissionais, Tatiana estima que entre 70 e 75% dos setores já foram finalizados na área de abrangência da agência e apenas Pelotas possui cerca de 662 setores.

Além disso, todos os pontos restantes estão com visitas em andamento. “Nós felizmente não temos mais setores a iniciar, setores da cidade que não tenham tido nenhuma visita de recenseador”, explica. Dos pontos que ainda não foram concluídos, a coordenadora explica que ou o profissional ainda está fazendo visitas ou já está na fase de revisão.

IBGE de Pelotas não deve contratar mais recenseadores

Com o nível avançado da pesquisa do Censo 2022 na região, a agência de Pelotas não abrirá novas contratações de agentes. Em outros pontos do Rio Grande do Sul a medida foi necessária pela baixa procura do cargo.

Municípios atendidos pela agência: Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pelotas, Pedro Osório, Piratini, São Lourenço do Sul e Turuçu.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome