Hemocentro de Pelotas precisa reforçar os estoques de sangue

O Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) vai homenagear os seus doadores de sangue e tentar conscientizar sobre a necessidade de aumentar o número de doadores regulares. (Foto: Prefeitura de Pelotas)

Com as chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias, os estoques dos hemocentros estão comprometidos. Apesar de a região de Pelotas não ter sido diretamente atingida, o Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) precisa estar preparado para dar suporte a municípios que possam ser afetados pelas cheias.

Na quinta-feira (2) apenas duas doações foram registradas durante toda manhã, uma quantia insuficiente para atender os hospitais locais, São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa, e de outros 23 municípios das regiões Sul e Campanha.

De acordo com a assistente social do Hemocentro, Márcia Lages, uma das dificuldades, no momento é o acesso dos doadores de outros municípios a Pelotas, por isso se torna ainda mais importante o comparecimento dos doadores locais. Sem estoque de sangue, pode ser necessário o adiamento de cirurgias eletivas e até mesmo colocar em risco a vida de pessoas que precisem de cirurgias urgentes ou de transfusões de sangue regulares por outras condições de saúde.

Como doar?

O candidato a doador deve procurar o HemoPel com documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo, quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais. Podem doar pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, com idade entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50 quilos. Adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais.

Em caso de contato com pessoas com doenças transmissíveis, como a Covid ou Influenza, é importante fazer um intervalo para confirmar que não contraiu. Quem teve uma dessas doenças pode doar dez dias após ser considerado curado. Após receber vacinas também precisa aguardar – no caso de vacina da gripe e da CoronaVac, dois dias; para as demais vacinas contra a covid-19, são necessários sete dias de intervalo.

Onde e quando doar?

O atendimento para doações é feito de segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h, sem fechar ao meio dia, e a legislação garante folga aos trabalhadores no dia da doação.

O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é o 51.3288-9193, ou pelo WhatsApp 53.98156-1209.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome