Festa Municipal do Morango de Pelotas é aberta com grande presença do público

Para a prefeita Paula, evento promove grande integração e abre espaços para produtos e serviços de diversificados ramos. (Foto: Rodrigo Chagas/Prefeitura Municipal de Pelotas)

A abertura oficial da 5ª Festa Municipal do Morango, no fim da tarde de sábado (11), no Parque Morada do Sol, contou com a presença de milhares de pessoas, que não se intimidaram mesmo depois das fortes chuvas registradas pela manhã. Os 600 metros quadrados destinados aos pavilhões dos produtores da fruta e da agricultura familiar, além de extensa área para expositores de vários ramos, pista de dança e praça da alimentação permaneceram lotados. Para a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), a Festa promove grande integração e abre espaços para diversas fontes de movimentam a economia, geram empregos e renda, e divulgam o nome e os potenciais da cidade. O evento prossegue neste domingo (12).

“A Festa Municipal do Morango, neste ano na sua 5ª edição, é muito valorizada e prestigiada pela população urbana. A produção de qualidade fortalece a agricultura familiar e, no evento, em torno do protagonismo do morango e dos produtores, são abertos outros espaços. Não é fácil ser agricultor, vencer desafios e, no caso do morango, muitos braços de homens e mulheres dedicam-se a recuperar a produção de Pelotas no cenário do Estado”, registrou a prefeita.

Pelotas, no passado, foi o maior produtor de morango do Estado. Caiu para 12º e, nos últimos anos, subiu para o 4º lugar. Hoje, é o município que tem o maior número de produtores da fruta.

A solenidade de abertura oficial da Festa do Morango contou com manifestações, além da prefeita Paula e do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, do representante dos agricultores, Mário Milech, da produtora do evento e proprietária do Parque Morada do Sol, Kênia Pinheiro, do gerente comercial do Banrisul, Eduardo Barin Facin, do supervisor regional da Emater, Edgar Martin Norenberg, representando o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, do chefe-geral da Embrapa, pesquisador Roberto Pedroso de Oliveira.

Importância das parcerias

Em todas as falas, as autoridades atribuíram o desenvolvimento e crescimento da cultura do morango às parcerias entre produtores, poder público e apoio e acompanhamento técnico à atividade. Exemplo da importância técnica é o recente lançamento, pela Embrapa, da nova cultivar de morangueiro – BRS Fênix – já disponível, depois de anos de pesquisas. Outras variedades estão em processo.

As parcerias no setor primário viabilizaram, de parte da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, os 38 estandes de agroindústrias de Pelotas e região e de artesanato colonial e indígena no pavilhão da Agricultura Familiar na Festa Municipal do Morango.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, a propósito das parcerias, destacou o trabalho coletivo para organização da Festa, com participação no planejamento, durante meses, dos organizadores, produtores da fruta e da agricultura familiar, além da divulgação reforçada pelas jovens soberanas do morango – rainha Adriele Inganci Jandt e princesa Jennifer Nornberg Stocker. A prefeita Paula salientou que a rainha Adriele e a princesa Jennifer representam “a beleza e a força da mulher do campo. Elas fazem a diferença e homenageio todas as agricultoras.”

A empresária Kênia Pinheiro, após agradecer todos os envolvidos, destacou a importância de fomentar a realização da 5ª Festa Municipal do Morango, considerada o maior evento da agricultura familiar da região, promovendo o desenvolvimento econômico, social e cultural.

Turismo rural

A prefeita Paula informou que Pelotas, pela primeira vez, está no Festival de Turismo de Gramado – Festuris – evento de negócios turísticos do país, que se encerra neste domingo (12). O estande do Município divulga o patrimônio pelotense, o Centro Histórico, a zona rural, as praias, espaços públicos, gastronomia, talentos locais, tradições e vocações.

“Estamos mostrando em Gramado o que temos aqui. Turismo é economia, é indústria, é uma indústria limpa, que não polui. Estamos mostrando, às agências brasileiras e internacionais, que Pelotas, uma cidade no sul do Estado, tem grandes potenciais. Este evento do morango é um dos itens”, frisou. Paula percorreu todos os espaços da Festa do Morango, cumprimentando expositores, produtores da fruta, empreendedores da agricultura familiar e o público.

Estiveram presentes, no Parque Morada do Sol, a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, o assessor especial do Esporte da Prefeitura, Carlos Júnior, o gerente regional do Sesc Pelotas, Luiz Fernando Parada, o representante do Grupo Associativo dos Empreendedores do Turismo Rural (Gassetur), Cristian Gomes Pereira, rainhas e princesas da Festa da Colônia e da corte do pêssego.

A Festa do Morango prossegue neste domingo (12) com diversas atrações, entre as quais o destaque nacional, banda Corpo e Alma. A Festa é promovida pela Prefeitura/Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Embrapa, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas e produtores rurais, com apoio e patrocínio do Banrisul, Sicredi e Câmara de Vereadores, e organização da X13-Soluções.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome