Festa a Iemanjá, da Balsa, completa 25 anos em 2021

Imagem de Iemanjá da comunidade da Balsa (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Em 2021, a Festa em Homenagem a Iemanjá, da Balsa, completa 25 anos, se tornando mais simbólico porque a rainha do mar rege este ano, conforme as religiões afro-brasileiras.

Para a data não passar em branco, devido à pandemia de coronavírus, a programação do tradicional evento será diferenciada. De acordo com o presidente da Associação Comunitária dos Moradores da Balsa (ACBM), João Paulo Pinho, em reunião com o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, ficou definido que no dia 1º de fevereiro acontecerá uma carreata pelas principais ruas do bairro com a imagem, a partir das 20h. Na oportunidade, os fiéis poderão deixar suas oferendas e homenagens no barco localizado em um caminhão, seguindo os protocolos sanitários para evitar aglomerações.

Com destino final no Centro de Eventos da Praça Darci Pinho, na Balsa, onde fica localizada a gruta de Iemanjá, haverá uma estrutura para receber a carreata, à disposição dos simpatizantes e devotos durante toda a noite. No local, as pessoas poderão apenas deixar as oferendas.

Outra medida restritiva definida para evitar contágio é a proibição de comercialização de alimentos e bebidas. Além disso, não haverá atividade do Centro de Umbanda.

No dia 2, a partir das 15h, será realizada a procissão de embarcações pelo canal São Gonçalo, com início pelo Quadrado e retorno ao Centro de Eventos. Lá, a imagem ficará exposta até as 18h.

O evento contará com apoio da Guarda Municipal, Brigada Militar e Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, que tem a organização João Paulo Pinho Produções, ACBM e centros de Umbanda.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome