
As ruas do entorno da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula em Pelotas se transformaram em um grande mosaico de fé durante a celebração de Corpus Christi, na manhã desta quinta-feira (19). Tapetes montados com serragem e cal colorido representaram diferentes temas a cada quadra – a crença na vida eterna, a união com Maria, a pratica do perdão, o cuidado com a casa comum, o exercício da caridade e a vida junto a cruz – adornaram o caminho para da procissão com o Santíssimo Sacramento, conduzido pelo pároco Wilson da Mota Fernandes.
“Para a Igreja Católica, o dia de Corpus Christi é a expressão máxima da fé. O tapete é um sinal vivo do amor e da devoção do povo a Jesus presente na Eucaristia”, destacou o frei Leandro Donizete missionário inaciano da Paroquia Nossa Senhora de Fátima, que também lembrou a importância da data neste ano marcado pelo Jubileu da Esperança, proclamado pelo Papa Francisco. “Ano passado não conseguimos fazer os tapetes por causa das enchentes. Hoje, voltar a confeccionar é uma certeza de esperança renovada”, completou.
Entre os fiéis, a emoção também estava presente. Michele Pires se disse tocada pela mobilização dos jovens. “Fico encantada de ver essa união. É muito bonito ver eles fazendo arte com propósito, pensando cada detalhe. A fé se expressa de várias formas, e aqui é com muito amor”, contou.
Integrante do movimento Emaús Pelotas, Anelise Garcia, colaborou pela segunda vez na montagem dos tapetes. “Acordei cedo, cheguei às 6h20 para ajudar na organização. Além do sentido religioso, é um momento de comunhão com os outros grupos, de estarmos juntos com um propósito em comum. Isso fortalece a fé e a amizade”, comentou.



