
Os doces tradicionais de Pelotas são nacionalmente reconhecidos e adorados, porém as doceiras foram bastante atingidas pela pandemia. Com o fechamento do comércio e proibição de festas e eventos, as vendas caíram bastante nos últimos dois anos.
Pensando em reverter esse quadro e fomentar as vendas do final de ano, a Associação dos Produtores de Doces de Pelotas (APDP) com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Prefeitura Municipal, instalou uma tenda de vendas no Centro de Pelotas.
O Doce Pelotas 2021 começou no dia 1º de dezembro e funcionará até o dia 30, no Calçadão da Andrade Neves, das 9h às 19h, e conta com 13 expositoras, que se revezam no atendimento aos clientes.
Segundo Simone Jara Bica, presidente da APDP, a população abraçou a iniciativa e as vendas desse período têm alimentado boas expectativas para o próximo ano, com a volta da Feira Nacional do Doce (Fenadoce), que está prevista para junho de 2022. “É a nossa festa, é a nossa época do ano de trabalhar, então é claro que financeiramente é muito boa pra nós, mas além disso tem o outro lado que é o período em que as pessoas mais apreciam e dão valor ao nosso trabalho”, explica Simone.