“Diante de um cenário de incerteza, a gente busca a precaução”, declara a prefeita de Pelotas em apelo à comunidade

Em comunicado, Paula destaca ainda uma nova forma de contato estabelecida entre as equipes de resgate e a comunidade em áreas de risco. (Foto: Divulgação)

Em comunicado através das redes sociais da Prefeitura na manhã desta sexta-feira (10), a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), relatou à população que o índice do canal São Gonçalo atingiu o seu nível mais alto desde o início dos acompanhamentos de medição, marcando 2,74 metros.

Informando que as regiões da Várzea, Baixada, Navegantes, Fátima, Balsa e Simões Lopes estão tranquilas, pois o dique está cumprindo sua missão, tendo recebido reforço em sua estrutura ao longo dos últimos dias, Paula destaca que o trabalho está sendo realizado em inúmeras frentes e alerta que a área mais sensível, até então, é a do Laranjal, na região do Valverde, uma vez que a lagoa e o canal subiram, e a água está invadindo.

“A gente vai parar de falar no nível da Lagoa, porque aconteceu um fenômeno. As últimas amostras estavam dando uma baixa no nível da lagoa, mas porque na verdade a água subiu, ultrapassou o calçadão e está se espalhando pelo bairro, e no momento em que ela se espalha pelo bairro, a régua diminui, então causa uma falsa impressão de que está baixando”, explica, ao acrescentar que irá continuar usando a régua do São Gonçalo.

A prefeita retifica ainda, que durante a noite, as equipes de resgate cumpriram a função de realizar a retirada dos moradores do Valverde que solicitaram auxílio ao atenderem os apelos da Prefeitura para que evacuassem a área por conta do risco.

Em alertas específicos, Paula falou sobre a energia elétrica, repassando a informação tida pela CEEE Equatorial de que não há risco de desabastecimento neste momento, mas que o maior problema para a fornecedora de energia são os ventos, que por hora, mantêm-se estáveis. Nas regiões da Z3, Valverde e Av. Rio Grande do Sul, ela informa que o corte de energia ocorreu em ordem de prevenir acidentes, ou seja, como uma medida de segurança em razão ao aumento das águas. Reiterando ainda, que as forças de segurança seguem em constante monitoramento das áreas evacuadas, garantindo a segurança das moradias.

Entre os temas abordados durante o comunicado, a prefeita informou que foi interrompida a passagem da balsa de São José do Norte para Rio Grande, ou seja, o acesso terrestre à capital do estado e a região metropolitana está bloqueado.

Sobre doações aos abrigos, a Prefeitura solicita que por hora, a comunidade suspenda os donativos, uma vez que o foco deve estar em distribuir aquilo que já se tem, no entanto, solicita que continuem sendo arrecadados mantimentos para os abrigos de animais, que ainda carecem de alimentos, medicamentos e itens para maior cuidado dos pets.

Em relação ao transporte público em funcionamento, a prefeita relembra a população de que os ônibus transitam conforme o itinerário de sábado, por conta da reserva de combustível, causada pelo desabastecimento nos postos da região.

Por fim, Paula conclui com o aviso de que os bombeiros estabeleceram uma nova forma de comunicação com as pessoas em situação de risco, ou seja:

– O morador que permanecer em segurança dentro de casa, mesmo em zona de alagamento e que deseja ficar no local, deve buscar estender em área visível, algo azul (camiseta, bandeira, tecido, etc), para que as equipes de salvamento identifiquem que a pessoa dentro da casa está em segurança.

– Por sua vez, aqueles moradores em zona de risco, que desejam retirada, devem procurar sinalizar a necessidade, em local visível com algo vermelho (camiseta, bandeira, tecido, etc), assim, a equipe de resgate entenderá que aquele morador precisa de ajuda.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome