Confira dicas de espumantes para o fim de ano

Para quem quiser contar com um bom espumante nas ceias de fim de ano, a especialista do Senac Pelotas indica marcas do Rio Grande do Sul. (Foto: Divulgação)

Os espumantes sempre estão presentes nas comemorações, independentemente do motivo. No Natal e principalmente no Réveillon, não é diferente. O ano de 2022 está acabando e muita gente já está pensando nas ceias das festas de fim de ano. E para celebrar a chegada de 2023, nada melhor que brindar com um espumante delicioso.

Segundo a docente do curso de Sommelier do Senac Pelotas, Claudia Marques, para a escolha do espumante, o consumidor deve levar em conta a escolha financeira e na harmonização de acordo com o projeto de pratos a serem consumidos na ceia. “Há aproximadamente 10 anos, o espumante continua sendo um produto muito usual, isto é, saiu da classe sazonal e foi para o consumo afetivo. O espumante é uma bebida para qualquer tipo de alimentação. Da salada ao vatapá. Portanto, deve se atentar àquilo que convém no sentido financeiro e no que será projetado para a refeição”, comenta.

A docente destaca as três classificações mais comuns: brut (seco), demi-sec (meio-seco) e moscatel (doce). “São três classificações do espumante muito usuais. Se a pessoa usa refrigerante ou sucos adoçados nas suas refeições salgadas, por que não substituir, por exemplo, por espumante moscatel? Lembrando que as grandes harmonizações são feitas para gerar um terceiro sabor, como no café com leite, por exemplo. Café tem um gosto e o leite tem outro. A combinação dos dois gera um terceiro sabor”, explica.

Claudia indica encontrar pontos de venda com especialista no assunto, o sommelier. “As vendas aumentaram. Isso contribui bastante para o consumo. Acho que as pessoas estão com sede de comemorar a vida. Também é grande a venda pelo e-commerce e delivery, dependendo da região. São mais de mil rótulos lançados por dia no mercado, e isso é assustador para o cliente que não tem a menor noção sobre os produtos”, destaca.

Para quem quiser contar com um bom espumante nas ceias de fim de ano, a especialista indica marcas do Rio Grande do Sul: “Na grande maioria, são produtos maravilhosos. Há muitas opções de vinícolas, principalmente na Serra Gaúcha, desde as de larga escala até as boutiques. E são preços acessíveis. É até injusto citar rótulos específicos, porque deixaria muitos outros de fora”, ressalta.

Os interessados no assunto que desejam aprender mais ou até mesmo profissionalizar-se podem se inscrever no curso de Sommelier do Senac Pelotas. Mais informações podem ser obtidas pelo site, pelo telefone (53) 3225-8889 ou WhatsApp (53) 9917-63345. A escola está localizada na rua Dom Pedro II, 901, no bairro Centro.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome