O atleta olímpico Fabiano Peçanha estará, nesta sexta-feira (20), a partir das 13h30, no Ginásio do SESI, apresentando uma Pista de Velocidade e palestrando na abertura do 15º Circuito Ecosul de Atletismo. Durante a atividade, os estudantes inscritos no Circuito poderão avaliar os seus desempenhos. A dinâmica da pista, com cerca de 30 metros de comprimento, consiste em medir a velocidade atingida pelo atleta durante o percurso. Segundo o coordenador de comunicação institucional da Ecosul, Johny Calegaro, os resultados são exibidos em um grande display eletrônico e o aparelho faz também o ranking individual dos resultados. “No ano em que celebramos os 15 anos do Circuito, temos a alegria de proporcionar aos jovens a interatividade, tanto prática quanto teórica, com o maior nome do atletismo gaúcho”, destaca. O Teste de Velocidade foi criado em 2010 e já percorreu grandes circuitos de corridas e centenas de eventos em sete estados brasileiros, aferindo mais de 70 mil velocidades.
Natural de Cruz Alta, Fabiano é medalhista de bronze nos 800m nos Jogos Pan-americanos Santo Domingo 2003 e Rio 2007. Formado em educação física e fisioterapia pela Universidade de Santa Cruz do Sul, conquistou mais seis medalhas na Universíade, com destaque para o ouro em Izmir 2005. “O Fabiano estará compartilhando sua experiência de participação em duas olimpíadas, oito campeonatos mundiais e mais oito títulos brasileiros e sul-americanos, o que será de grande valia para quem aprecia o atletismo e os esportes em geral”, finaliza Johny.
Aberto Escolar
As provas do Aberto Escolar, marcadas para sexta-feira(20), foram transferidas devido às condições da pista de saibro do SESI. As chuvas dos últimos dias inviabilizaram a realização da primeira etapa, direcionada a alunos com idades entre 12 e 14 anos, da rede escolar municipal, estadual e particular. As provas de corridas de 75 metros, 250 metros e 1.000 metros; revezamento 4X75 metros, arremesso do peso, lançamento do disco, salto em altura e salto em distância serão transferidas para data a ser divulgada. O 15ª Circuito Ecosul de Atletismo é realizada via Lei de Incentivo ao Esporte (LI), pelo projeto da Associação Garotos da Lagoa, com recursos da Ecosul.
Histórico
Criado em 2006, o Circuito Ecosul de Atletismo é uma das principais ações de responsabilidade social da concessionária. Conta com a atuação técnica do SESI, responsável pela organização das competições. Desde 2010 o Circuito integra o calendário oficial da Federação de Atletismo do Rio Grande do Sul (FAERGS) e já soma mais de cinco mil participantes em provas, como corrida de curta e longa distância, revezamento, salto em distância, salto em altura, arremesso do peso, lançamento do disco, lançamento do dardo e também as provas inclusivas para deficientes visuais e cadeirantes.