Canil e Gatil municipais têm 56 animais aptos para adoção em Pelotas

Prefeitura pede que a população visite o local e conheça os cães e gatos abrigados, que aguardam por um novo lar. (Foto: Reprodução/Facebook Pró Bicho)

Cães e gatos de diversas cores, tamanhos e temperamentos encontram-se disponíveis para adoção responsável no Canil e Gatil municipais. Até esta segunda-feira (21), 49 cachorros e sete felinos aguardavam no espaço pelo acolhimento de novas famílias. A Prefeitura, que administra o serviço, pede que a população olhe com mais carinho para os animais abrigados, já que a moradia provisória dos pets continua superlotada.

A responsável técnica do local, a veterinária Cristiane Berçot, ressaltou que a procura por bichinhos, infelizmente, segue baixa devido à pandemia, festas de fim de ano e períodos de férias. “O número de adoções caiu vertiginosamente durante a pandemia. Esse é um reflexo das incertezas no cenário econômico do país, haja vista o custo de manutenção quando se tem um pet. Mesmo assim, nós pedimos que os pelotenses olhem com mais carinho para cá. Nós temos animais para quem mora sozinho, para quem tem criança e até para quem prefere viver com mais tranquilidade. Eles são companheiros e só querem receber amor”, destacou a profissional.

Além de animais saudáveis e prontos para iniciarem uma nova experiência a qualquer momento, o Canil e o Gatil também abrigam animais vítimas de maus-tratos, idosos (com problemas de saúde crônicos) e bravios – que são aqueles chamados de ‘mordedores viciosos’, agressivos e que possuem histórico de ataque a pessoas, com ou sem motivo aparente. Esses não podem sair do Canil até que uma pessoa se responsabilize pela sua tutela.

Cristiane pede que quem já tem um animal de estimação que castre-o a fim de evitar crias indesejadas e o abandono que, infelizmente, segue constante.

Os gatos abrigados são entregues aos novos tutores, saudáveis e já castrados, bem como os cães.

Onde posso visitar os bichinhos?

Prefeitura pede que a população visite o local e conheça os cães e gatos abrigados, que aguardam por um novo lar. (Foto: Reprodução/Facebook Pró Bicho)

Quem quiser levar um animalzinho para casa poderá visitar o Canil e o Gatil, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30min e, aos sábados, domingos e feriados, das 9h30min às 16h. O espaço fica localizado na BR-392, km 71, ao lado da Hospedaria de Grandes Animais, perto do viaduto de acesso a Canguçu.

Em virtude da pandemia de coronavírus, a direção do local pede que os visitantes comuniquem todas as visitas, previamente, a fim de evitar aglomerações. O telefone para contato é o (53) 3271-0006.

Todos os bichos disponíveis podem ser vistos, diariamente, na página do Facebook do projeto de extensão Pró Bicho Pelotas, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas.

Etapas para ter um companheiro de quatro patas

 Os interessados em adotar um ou mais bichinhos, acolhidos no Canil, precisam passar por algumas etapas até a hora de levá-los para casa. São elas:

– entrevista com a responsável técnica do Canil;

– análise do ambiente onde o animal irá residir – que deve apresentar condições apropriadas para a saúde física e mental. O adotado não poderá ter acesso à rua, sem que esteja acompanhado e munido de guia ou coleira;

– assinatura do Termo de Adoção Responsável; e,

– apresentação de documentos, como RG, CPF e comprovante de residência no ato da entrevista.

A médica-veterinária do Canil ressalta que dois pontos devem ser observados pelos adotantes antes da escolha final. São eles: o nível de energia do animal e o seu temperamento. De acordo com Cristiane, se o bichinho for aprovado nesses dois quesitos poderá conviver com diferentes pessoas e locais.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome