Assinados contratos para avanço de iluminação em LED em Pelotas

Iluminação da Praça Coronel Pedro Osório. (Foto: Gustavo Vara)

Mais três bairros de Pelotas serão beneficiados com iluminação pública em LED: Laranjal, Fragata e Três Vendas. Na manhã desta quinta-feira (6), a prefeita Paula Mascarenhas assinou os contratos entre o Município e as empresas vencedoras das licitações, que executarão os projetos elaborados pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) para implantação do novo sistema.

A cerimônia, realizada no Salão Nobre do Paço Municipal, contou com a presença do vice-prefeito, Idemar Barz, do secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, representantes das empresas ganhadoras da licitação e do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB)- autor da emenda parlamentar que garantiu o recurso para a execução dos projetos. Durante a assinatura a  chefe do Executivo destacou a importância da qualificação da iluminação pública para os moradores do município. “É uma das requalificações que mais mexe com a vida das pessoas pra melhor. As pessoas se sentem muito mais à vontade para saírem à noite, se sentem seguras. É um investimento que tem um retorno muito grande”, afirmou Paula.

Os locais que serão beneficiados
No Laranjal, a iluminação em LED se estenderá na orla, entre as avenidas Doutor Antônio Augusto de Assumpção Júnior e Jorge Ivan da Costa Gertum. No bairro Três Vendas, a avenida Leopoldo Brod, entre avenida Fernando Osório e BR-116, receberá o sistema e, no Fragata, as ruas Irmão Fernando de Jesus e Doutor Arnaldo da Silva Ferreira, na Guabiroba, serão beneficiadas.

Investimentos
Os dois contratos assinados nesta quinta-feira, com vigência de cinco meses, demandam investimento de, aproximadamente, R$ 540 mil, com origem em emenda parlamentar indicada pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) ao Orçamento Geral da União. A Prefeitura é responsável pelas obras e a Seplag fará a fiscalização.

“Na Guabiroba, a obra vai permitir que os moradores do bairro tenham a experiência de uma iluminação qualificada e muito mais eficiente. O novo sistema proporciona mais segurança aos munícipes. A execução do projeto é mais um importante passo para que o Led chegue no local onde as pessoas vivem”, salienta o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho.

Sobre a nova iluminação da avenida Leopoldo Brod, Ramalho observa que “A obra vem para complementar a que requalificou a via entre a Fernando Osório e a BR. Assim como na avenida 25 de Julho e na entrada Sul da cidade – avenidas Viscondessa da Graça e Saturnino de Brito, no Simões Lopes -, onde primeiro chegou o asfalto, a drenagem, o meio-fio e demais melhorias, e depois o Led, agora é a vez da Leopoldo Brod, sendo que essa via não possuía nenhuma iluminação em determinado trecho”.

A iluminação em LED na orla do Laranjal é tratada pela Seplag, segundo o secretário, como “Uma meta de governo. Assim como na praça Coronel Pedro Osório, que teve uma verdadeira transformação, será na beira da Lagoa dos Patos, que terá toda a sua atual iluminação, tanto nos postes nas calçadas como nos da areia, substituída por Led. Trata-se de ações de um governo sério, que olha para todos os bairros, que pensa na segurança, no turismo, na economia. Em suma, em meio a esta triste pandemia, as obras, em Pelotas, nunca pararam. Assim, tão logo o momento de gravidade na saúde seja superado, os pelotenses terão um dos seus cartões postais – a praia –  totalmente iluminado”.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome