Abertas as inscrições para nova turma no programa Start em Pelotas

Iniciativa busca a inserção de jovens no mercado de trabalho. (Foto: Michel Corvello/Prefeitura Municipal de Pelotas)

Até o dia 20 de agosto, estão abertas as inscrições para o programa Start, iniciativa da Prefeitura de Pelotas que busca capacitar jovens e adolescentes, entre 16 e 24 anos, ao mercado de trabalho. De forma gratuita, interessados podem se inscrever on-line, pelo link bit.ly/Start-2023, e aproveitar a oportunidade de práticas criativas de empreendedorismo.

Programa atrelado ao eixo social de prevenção à violência dentro do Pacto Pelotas pela Paz, o Start é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Turismo e Inovação (Sdeti), oferecendo cursos de qualificação e oficinas para a preparação dos jovens no mercado de trabalho.

Na última edição, a capacitação contou com 700 inscritos. Para o coordenador do programa, Pablo Salomão, a importância do curso na vida dos jovens é extremamente gratificante. “É muito bacana ver a transformação dos jovens dentro do Start, via empreendedorismo. Mostramos as características empreendedoras com inovação e conectamos os jovens com um mercado atual e competitivo, além de evidenciar que, para se destacar, é necessário sair da zona de conforto. O Start não prepara só para o mundo do trabalho, mas, também, prepara o jovem para a vida,” afirma.

No novo formato do programa, os inscritos devem construir sua própria startup, como desafio final, e o percentual de aprovação apresenta índice significativo, com a taxa de 90% na primeira turma e acima dos 80% na segunda. Isis Nunes, 18 anos, está na reta final da última turma do Start. Ela relatou a experiência de ter participado do programa. “O Start é muito importante para mim pelo conhecimento profissional e desenvolvimento pessoal adquirido durante o período. Com o programa, consegui evoluir na perda da timidez para falar em público. Sinto que, desde quando comecei, estou mais confiante e comunicativa, podendo explorar mais minha criatividade.” destaca a jovem.

A nova edição é a terceira turma do programa e as capacitações ocorrem durante cerca de três meses com 12 encontros semanais.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome