A temperatura despencou! Com a chegada do inverno, os caldos quentes, como por exemplo o mocotó, passam a ser uma ótima opção para o almoço ou a janta. A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – Aapecan, já está se organizando para a produção do 12º Mocotó Solidário. E você já pode garantir seu encomendando pelo telefone (53) 3026-2965, ou direto na sede da Instituição, Barão de Santa Tecla, 821.
A porção, uma vianda de 900ml, custa R$ 25,00 e vem acompanhada de pão, azeitona e ovo picado com tempero verde. A retirada será na sexta-feira (7) a partir das 11h30, na Aapecan. Corre lá que os pedidos são limitados.
Embora sem comprovação histórica, contam nossos avós e bisavós que o mocotó no sul do Rio Grande do Sul, é uma refeição que vem dos tempos das charqueadas. Os escravos recolhiam as partes do boi e do porco desprezadas pelos patrões, tripa grossa, tripa fina, partes do intestino retirado a pele ou virado do avesso, patas, bem como outros pedaços por serem considerados menos nobres, eles os limpavam e os colocavam a ferver. Por ser rico em gordura, proteína e ferro, o mocotó dava sustância para os escravos trabalharem.
A receita preparada na Aapecan, que conquistou a todos, é da cozinheira Ivete da Silva Ferreira, e leva: Feijão branco, tripa, estômago, pata, linguiça, molho à base de tomate, cebola, pimentão e alho, e como acompanhamento, tempero verde, azeitona e ovo cozido picado. Todos os ingredientes são doados pela comunidade, comércio e empresas locais. O caldo inicia a ser preparado na noite anterior a entrega, e passa toda madrugada sendo mexido e recebendo porções iguais de carne.
“Na hora da retirada, a pessoa leva para casa uma ‘generosa’ porção de mocotó, fresquinho e saboroso, acompanhado de tempero verde, azeitona e ovo picado, o que nos rende muitos elogios e conquista a clientela”, destaca a nutricionista da unidade Pelotas Jacqueline Dutra, também responsável pelo preparo.
“É um evento muito aguardado, que já conquistou o público, e nos rende um recurso extra considerável que nos ajuda muito”, destaca o coordenador da Metade Sul Fabiano Gerbaudo. Esse ano o montante arrecadado com o mocotó será utilizado na construção da sede própria da Aapecan Pelotas.