Aapecan desenvolve campanha sobre apoio familiar

A campanha se desenvolve durante o mês de maio e fala sobre a importância do apoio familiar para a pessoa em tratamento oncológico. (Foto: Assessoria)

Família (do latim: familia) é um agrupamento humano formado por duas ou mais pessoas com ligações biológicas, ancestrais, legais ou afetivas que, geralmente, vivem ou viveram na mesma casa, segundo definição do wikipedia. E como diz a música: “Brigam por qualquer razão, mas acabam pedindo perdão”. Família é isso, briga, faz as pazes, erra, acerta, mas está sempre ali para apoiar, dar amor, estender a mão quando se precisa. E é isso que a Aapecan quer mostrar com a campanha “Aapecan é família” a importância do apoio familiar para a pessoa em tratamento oncológico.

A campanha se desenvolve durante o mês de maio, justamente o mês das mães, a melhor representatividade da família. Mãe que cuida, ampara, dá amor, carinho, sentimentos significativos, que valem muito em momentos difíceis, e que também encontramos no suporte familiar.

O diagnóstico de Câncer e todo processo do seu tratamento não afeta apenas o indivíduo, mas também a família. “A presença da família nesse momento pode vir a contribuir com uma melhor adesão ao tratamento além de transmitir segurança, conforto e favorecer o encorajamento diante das situações adversas a serem vivenciadas.”, destaca Mariana Aires, psicóloga da Unidade Pelotas. E ela acrescenta. “Nem sempre será da família de sangue esse papel, amigos próximos e instituições de apoio como a AAPECAN também podem vir a desempenhar o papel familiar de rede de apoio a pessoa em tratamento oncológico”.

O usuário, Mario Heidmann, 66 anos, enfrentou o Câncer sempre acompanhado da esposa, e com apoio das suas ‘duas’ famílias. “A gente se sente como em casa na Aapecan, todos que lá trabalham são nota 10, maravilhosos, é uma segunda família que a gente constrói.”, disse seu Mário, usuário da Associação desde 2013.

A campanha será divulgada durante o mês pelas 14 unidades da Associação por meio de depoimentos de usuários e familiares, que passaram pelo tratamento com parceria e união. Confira mais informações no site (www.aapecan.com.br) e também nas redes sociais da instituição.

Sobre a Aapecan

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos que atende, há 17 anos (março de 2005), no Rio Grande do Sul de forma gratuita pessoas em situação de vulnerabilidade social diagnosticadas com Câncer.

Desde a inauguração da primeira Unidade, em Caxias do Sul, outras 13 já foram abertas no Estado – 11 delas com Casas de Apoio – nas quais são oferecidas, além de hospedagem com direito a acompanhante para usuários de outros municípios que precisam se submeter a tratamento oncológico, quatro refeições diárias acompanhadas por nutricionista e, na maioria delas, deslocamento a centros médicos. Nesses 16 anos, a Aapecan já atendeu mais de 23 mil pessoas que necessitam de amparo social durante o tratamento contra o Câncer e seus familiares/acompanhantes/responsáveis.

Unidade Pelotas

A Unidade Pelotas foi inaugurada em outubro de 2005. É a segunda há mais tempo em funcionamento e a primeira a contar com Casa de Apoio (com capacidade para 22 pessoas).

Os usuários são provenientes, além de Pelotas, de quase todos os outros Municípios da Zona Sul do Estado: São Lourenço do Sul, Turuçu, Arroio do Padre, Canguçu, Santana da Boa Vista, Morro Redondo, Capão do Leão, Piratini, Cerrito, Pedro Osório, Arroio Grande, Herval e Jaguarão. Dispõem de atendimento social, psicológico, grupos de apoio e assessoria jurídica.

Benefícios como fraldas geriátricas, kits, dietas e suplementos alimentares, entre outros, são garantidos mediante avaliação da equipe do Serviço Social. A Unidade oferece também oficinas de artesanato, sessões de Reiki e palestras informativas. Usuários hospedados na Casa de Apoio, além da acomodação, têm acesso a quatro refeições diárias elaboradas por nutricionista e transporte a hospitais e centros de tratamento oncológico.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome