A prática de esportes traz benefícios para o corpo, mas a solidariedade, esta faz bem para a alma e para o coração. Foi com este pensamento que há seis anos a professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) e padelista, Roberta Carvalho Nobre Palau, mobilizou os amigos que jogavam pádel com ela e o marido, Ariel Palau, às sextas-feiras, em torno de uma causa nobre, ajudar a quem precisa. Com isso, nasceram os projetos em um: o Criança Feliz Brinquedos e o Pádel Alimenta, juntos ao Torneio Copa Sul de Pádel, que de lá para cá, só está crescendo e obtendo cada vez mais adesões, inclusive de empresas.
Ela conta que o início de tudo foi uma campanha realizada entre as pessoas que praticavam pádel para ajudar a família de um menino que frequentava a quadra onde jogavam na época, localizada na saída para Rio Grande. A campanha mobilizou tantos que obteve muitas arrecadações, se tornando rotina, assim durante todo o ano é realizada a campanha Pádel Alimenta, com a arrecadação de alimentos não perecíveis e no final do ano, com foco no Natal, a arrecadação de brinquedos para as crianças carentes.
Os locais escolhidos para a entrega são pobres, onde há populações em vulnerabilidade, principalmente alimentar. “Fazemos um contato e marcamos um dia para a distribuição, o pessoal se organiza e sempre nos recebe com muito carinho”, conta a professora.
Desde o ano passado, a campanha recebeu o reforço da equipe da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o que segundo a idealizadora, deu volume ao projeto e a entidade tornou-se patrocinadora máster. Além disso, recebe o apoio de muitos empresários. O resultado é um grande número de arrecadações, que com certeza, fazem a diferença para quem as recebe. “Conseguimos montar cestas básicas bem completas com alimentos como arroz, feijão, óleo, massa, enfim, garantindo que estas famílias tenham alimentos para a sua ceia e também para vários dias”.
No ano passado, as doações foram tantas, que foram necessários dois dias para as entregas. Para este ano, a arrecadação vai até o dia 20 de dezembro e os pontos de coletas ficam junto aos patrocinadores. “Ainda não se tem noção da quantidade que vamos obter este ano”, diz Roberta, que prefere não revelar o local da entrega, para não gerar expectativa. Segundo ela, as entregas começam neste sábado (21).
Na entrega dos brinquedos paras as crianças, a cada ano, alguém do grupo ou um convidado se veste de Papai Noel e, segundo ela, o resultado é muito bom. “Este contato com as crianças é muito bom, pois se vê o quanto elas valorizam o que
ganham”, afirma.
Ela conta que a atitude de um menino, em uma das entregas, marcou e encantou a todos. Após receber o seu presente, um caminhãozinho do qual ele gostou muito, o menino pediu se poderia levar um presente de menina, em troca pelo seu caminhão, que era para dar à irmã que não estava presente. A atitude emocionou a todos e o menino ficou com o caminhão e ainda, levou o tão sonhado presente para a irmã.
“Se doar faz bem para quem recebe e principalmente para nós”, comenta Roberta, que incentiva outras pessoas a atitudes solidárias. “Dá trabalho, a gente se envolve bastante mas o retorno é maravilhoso, porque sentimos que conseguimos ajudar de alguma forma, e isto faz muito bem para o coração da gente”, finaliza.