2º Congresso Mulheres de Negócios Zona Sul reúne empreendedoras em Pelotas

Evento contou com a participação de cerca de 180 empresárias. (Foto: Rafaela Dutra/JTR)

A Associação Comercial de Pelotas (ACP) realizou, no sábado (20), a 2ª edição do Congresso Mulheres de Negócios Zona Sul. O evento, que teve como objetivo conectar mulheres empreendedoras da região, aconteceu no auditório da Sede do Sicredi Interestados RS/ES e contou com a participação de cerca de 180 empresárias.

Em sua fala na abertura, Theia Bender, diretora de Mulheres Empresárias da ACP, destacou que o objetivo do evento seria dar ideias e provocar mudanças na região. Theia anunciou também a criação do Núcleo da Mulher Empreendedora dentro da Associação, que será uma rede de apoio ao empreendedorismo feminino ligada ao Conselho da Mulher Empreendedora da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul “Mensalmente teremos reuniões, com o apoio de consultoras, para discutir problemas comuns e buscar soluções conjuntas”, disse. As inscrições devem ser abertas em breve.

Durante o congresso, as participantes puderam assistir quatro palestras e um talk show, com histórias de cinco mulheres que tiveram suas realidades transformadas através de seus empreendimentos.

Uma das palestrantes foi a rio-grandina Dina Prates, educadora financeira que tem como principal objetivo falar sobre finanças de forma acessível. Para ela, eventos como esse são relevantes não só para mudar, no imaginário social, a imagem de empreendedor de sucesso, que geralmente é ligado ao sexo masculino, como também para falar sobre a importância da autonomia financeira das mulheres.

“Existe ainda uma incompreensão muito grande acerca de violência patrimonial e psicológica, utilizando o recurso financeiro como moeda de troca nessa exploração, nessas violências. Então, quando tu cria espaço para potencializar o empreendedorismo feminino tu está também construindo uma forma de combater todos esses níveis de violência” pontuou Dina.

Na ocasião, as participantes e o público em geral puderam visitar a Feira de Negócios, no estacionamento do local, que contou com a participação de mais de 30 empreendedoras apresentando produtos e serviços.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome