Pelotas: Grêmio Esportivo Boa Esperança realiza evento comemorativo ao centenário do clube

Com 100 anos de história, o G.E.B.E. é um espaço que evolve a comunidade até mesmo além da prática do futebol colonial. (Foto: Divulgação/Grêmio Esportivo Boa Esperança)

O Grêmio Esportivo Boa Esperança (G.E.B.E.) realizará evento em celebração aos 100 anos de história do clube originário da Colônia Municipal, localizada no 7º Distrito de Pelotas. A comemoração contará com várias atrações, desde bingo, mateada, brinquedos infláveis até baile. O evento acontecerá neste sábado (06), a partir das 14h, no estádio do time, com sede próxima ao restaurante Casa Gruppelli.

Com fundação em 1º de janeiro de 1924, o G.E.B.E. é um time sem fins lucrativos que joga ininterruptamente no campeonato colonial, encantando uma torcida apaixonada que marca presença nos diversos torneios nos quais o time compete. Representado pelas cores verde e branca, o Boa Esperança é para os moradores um espaço de celebração que envolve toda a comunidade na prática do futebol colonial.

Além disso, a participação do clube na comunidade vai além do futebol. O time também cede seu campo para escolas da região e para realização de eventos de órgãos da Prefeitura. Para uma das membros da diretoria do clube, Amanda Gruppelli, essas ações movimentam a comunidade, além de manterem o time presente e sua história viva entre os moradores.

Fotografia de antigos jogadores do Boa Esperança. (Foto: Arquivo/G.E.B.E.)

O clube Boa Esperança renova a história dos moradores da Colônia Municipal, já que as mesmas famílias que fundaram o clube em 1924 ainda têm familiares atuando e participando do time e organização. “Tem tataranetos dos fundadores jogando no clube, isso é muito significativo e importante para nós enquanto clube de futebol”, relata a membro.

Para a comemoração do centenário, o clube realizará neste sábado (6) um evento recheado de atividades para a comunidade e seus torcedores. As diversas atrações começam às 14h com um bingo, tendo como premiações valores em dinheiro, um rancho de alimentos, kit churrasco, entre outros. Durante a tarde, também haverá mateada, exposições e brinquedos infláveis gratuitos para a criançada, até as 18h.

As comemorações seguem até a noite com a realização de um baile, que começará às 20h. Com show da Banda Estrela do Som, o ingresso para a festa está no valor de R$ 20. A diversidade de atividades é um impulsionador para reunir a comunidade. “A ideia é trazer para o evento as pessoas que já passaram pelo clube, já jogaram aqui. Os jovens e os não tão jovens para celebrar juntos os 100 anos do Boa Esperança”, explica Amanda.

Entre os apoiadores do evento, estão Mecânica Schäfer, Cabanha La Figueira, Farmácia Müller, Abatedouro Dettmann, Casa Gruppelli, AgroFer Agropecuária, Viveiro Kurtz, Empresa Santa Cruz, Conservas Crochemore e Comercial Maschke. Além do apoio da comunidade geral na organização.

Ainda neste ano, o Museu Gruppelli, hoje administrado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realizará uma exposição relativa ao centenário após o término de suas reformas. Segundo Amanda, a exposição deve estar aberta ao público por volta do segundo semestre de 2024.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome