Em ação inovadora no Rio Grande do Sul, o Sesc está promovendo o Circuito Skate nas cidades de Pelotas, Rio Grande e Bagé.
A primeira etapa ocorrerá neste fim de semana, nos dias 9 e 10, em Rio Grande. Nos dias 23 e 24 o circuito terá segunda etapa em Pelotas. Em outubro, no fim de semana dos dias 7 e 8, ocorrerá a terceira etapa em Bagé. O circuito voltará para Rio Grande para a grande final, que será realizada nos dias 28 e 29 de outubro.
Para o diretor do Sesc Pelotas, Luís Fernando Parada, o evento visa aproximar mais ainda a entidade da população jovem. “É um projeto inovador para o Sesc do Rio Grande do Sul, ele saiu de uma ideia de Rio Grande e o nosso objetivo é atender os jovens e adolescentes que praticam Skate”. Conforme ele, a iniciativa também reforça a importância do reconhecimento da prática como esporte. “A ideia é que a gente realmente incentive os jovens e comunidade geral que pratica Skate, que hoje é esporte olímpico, a gente entende que vai ser uma forma de chamar atenção para um esporte tão bacana e também uma ocupação dos espaços”, completa.
A ação conta com financiamento do Pró-Esporte RS – Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo do Estado, com patrocínio da CMPC e apoio das prefeituras municipais e de empresas.
O circuito abriu inscrições nas categorias Feminino, sem limite de idade; Mirim para nascidos a partir de 2011 com idade máxima de 12 anos a completar até 31 de dezembro de 2023; Iniciante para jovens nascidos a partir de 2007 com idade máxima de 16 anos, a completar até 31 de dezembro; Amador, para nascidos até 2006 com idade a partir dos 17 anos a completar até 31 de dezembro e atletas mais novos, mas com nível para competição na categoria e Pessoas com Deficiência (PCDs), para competidores do sexo feminino ou masculino, sem limite de idade.
Interessados podem se inscrever de forma gratuita até a quarta-feira anterior de cada etapa no site www.sesc-rs.com.br/circuito-skate-sesc ou em qualquer Unidade do Sesc/RS. Até 100 atletas podem se inscrever por etapa. Cada inscrito receberá kits de participação e o Sesc sugere a contribuição de 1 kg de alimento não perecível para auxiliar instituições sociais.
O circuito utiliza os seguintes critérios de julgamento:
1º Estilo: Individualidade e personalidade em cima do skate
2º Dificuldade de manobras: grau de complicação
3º Perfeição das manobras: precisão na execução
4º Constância: minimizar erros e valorizar a continuidade/fluidez entre manobras;
5º Criatividade: sair da uniformidade, inventar, fazer diferente
6º Utilização da pista: análise do aproveitamento da pista
7º Número e variedades de manobras: quantidade de manobras acertadas e variedade delas.