O futebol na Princesa do Sul, neste sábado (8), vai ser nas cores dos dois clubes da cidade que disputam o Campeonato Gaúcho da Primeira Divisão, o Gauchão. A dupla Bra-Pel vai a campo no Estádio Boca do Lobo, às 16h30, para disputar mais um clássico em suas histórias.
O confronto de número 367 vale bem mais do que os três pontos: pode valer a vida de rubro-negros e áureo-cerúleos na continuação da disputa estadual. Os dois clubes somam a mesma pontuação nas tabelas dos seus grupos: Pelotas 5 no Grupo B e Brasil 5 no C.
Na 5ª rodada, na quarta-feira (5), o Xavante foi derrotado por 3 a 0 pelo Internacional e o Lobo empatou em 1 a 1 com o São Luiz. Ou seja, o melhor para ambos é pontuar e seguir com chances de se classificar entre os times que passam à próxima fase, sem riscos de disputar o quadrangular da morte, que rebaixará dois para a Divisão de Acesso de 2026.
Na 7ª rodada, o Pelotas enfrentará o Grêmio em Porto Alegre e, na 8ª, receberá o Juventude na Boca do Lobo. Nos seus dois últimos compromissos nesta fase, o Brasil enfrentará o Ypiranga na Baixada e o Avenida em Santa Cruz do Sul.
Assim, no Bra-Pel deste sábado, haverá uma porta com escadas para subir e para descer: o vencedor seguirá mais suave; o perdedor terá de fazer mais força para continuar.