
A vida rubro-negra após o rebaixamento do Grêmio Esportivo Brasil (GEB) à segunda divisão do futebol do Rio Grande do Sul não vai ser muito fácil. O trauma da queda deverá acompanhar dirigentes, torcedores e jogadores por tempo considerável, afinal, havia 12 temporadas que o Xavante não sabia o que era frequentar a parte inferior do contexto futebolístico gaúcho. Mas a campanha medíocre do time no Gauchão 2025 mudou o nível do clube que agora terá de correr para tentar recuperar parte do terreno no qual circulou por vários anos.
O Brasil desceu da Série B para a Série D do Campeonato Brasileiro, um baque de tamanho quase imensurável na caminhada rubro-negra, fato que se completa com a queda da Primeira para a Segunda Divisão estadual.
A performance que levou o rubro-negro à segundona foi digna de rebaixamento. Na fase classificatória, o time xavante jogou oito vezes, concluindo o período com uma vitória, quatro empates e três derrotas, o que o levou ao Quadrangular do Rebaixamento. E deu no que deu após seis jogos, com uma vitória, dois empates e três derrotas. Se é que existe algum consolo para o lado da Baixada, o Brasil venceu um dos clássicos com o rival Pelotas. Foram três disputados, dois empates sem gols e uma vitória xavante por 1 a 0. “Estamos todos muito tristes pelo rebaixamento”, avaliou o vice-presidente de futebol, Gonzalo Russomano, lamentando que não tenha havido o retorno esperado dos jogadores nos quais o clube apostou e acreditou. “Agora temos de levantar a cabeça, pois temos que pensar na Série D que está bem a nossa frente”, disse o dirigente após a derrota para o Avenida e confirmação da queda para o Acesso do próximo ano.
Bra-Pel
A comemoração pelo reencontro da dupla pelotense no Gauchão 2025 segue agora para novo encontro, porém, na Segundona de 2026. Antes disso, o Brasil terá de encarar novos desafios em um outro patamar não muito acima. O caminho rubro-negro, agora, é a Série D, a partir da segunda semana de abril. A estreia xavante será no Bento Freitas diante do catarinense Barra, no dia 12 ou 13 do próximo mês.