Cascata F.C. é o campeão da Associação Colonial de Pelotas 2019

Cascata - Campeão Titulares

No último domingo (4) aconteceram os confrontos finais do Campeonato de Futebol de Campo, promovido pela Associação Colonial de Pelotas (ACP). O evento ocorreu no Estádio do Barbuda F.C. – dependências da extinta empresa Biogran -, localizada às margens da estrada da Barbuda, no Monte Bonito. O dia agradável levou um grande público à praça de esportes, estimado em 3,5 mil pessoas.
Confira os campeões das categorias:

Seniores: Santa Irene
As decisões foram a nível de quatro categorias, sendo a primeira pela parte da manhã, na Categoria Seniores entre as equipes do G.E. Santa Irene e Cascata F.C.. No tempo regulamentar, o placar ficou em zero. Na prorrogação, a agremiação do Cascata jogava por empate para ser campeão, mas acabou sendo derrotado por 1 a 0 e o Santa Irene ficou com o título.

Reservas: Arroio do Padre
Ainda pela parte da manhã, foi realizada a decisão da Categoria Reservas entre as equipes do clube anfitrião (Barbuda F.C.) e o E.C. Arroio do Padre. O Arroio do Padre jogava por um empate para conquistar o título, porém os donos da casa, com ímpido e apoio da torcida, venceram a partida por 2 a 1, levando a decisão para prorrogação. Neste momento, prevaleceu a competência e o equilíbrio da equipe do Tubarão do Arroio do Padre, e com um gol de Johann Bonow, venceram o confronto por 1 a 0, ficando com o título.

Veteranos: Cascata
Na parte da tarde, ocorreu a terceira decisão, na Categoria Veteranos entre as equipes Cascata e Santa Irene. Os times das duas agremiações com qualidade técnica tiveram um empate no jogo de ida, antecipando um jogo equilibrado. Muito disputado no tempo regulamentar, acabou mais uma vez empatado em 0 a 0. Assim, houve a terceira prorrogação de domingo decisivo. O Cascata jogava pelo empate. O Santa Irene marcou o que gol lhe dava o título, porém o Cascata empatou, ficando o placar em 1 a 1 e, consequentemente, alcançando o título.

Titulares: Cascata
Durante a tarde aconteceu a grande final do certame entre as equipes titulares Barbuda F.C. e Cascata F.C.. A decisão ficou a cargo do arbitro Hemerson Leal e auxiliares Diogo Silva e Jones Belém.
O clube anfitrião contava com o apoio de uma grande torcida e tratou de buscar a vitória, sendo o segundo título em participações na ACP. Porém, aos poucos, a agremiação visitante treinada por Rafael Borges (Vassoura) foi impondo seu estilo de jogo e neutralizando as jogadas de ataque do Barbuda. Com gols dos atletas Luis Paulo (camiseta 11) e Luís André (camiseta 7), o Cascata abriu uma boa vantagem no primeiro tempo, passando assim administrar o resultado.
No retorno do segundo tempo, a equipe da casa voltou mais agressiva, Orgel Stigger (treinador do Barbuda) injetou ânimo na equipe e promoveu mudanças. Com isso, houve um equilíbrio no jogo, resultando no gol do Barbuda através do jogador Robson (camiseta 7), mas o placar não foi suficiente para evitar a derrota. O placar de 2 a 1 para o Cascata foi o bastante para comemorar o terceiro título em participações na ACP.

História do Cascata F. C.

A agremiação do Cascata F.C. foi fundada em 27 de fevereiro de 1923, considerada uma das mais antigas agremiações do futebol amador da colônia. O clube é do tempo da extinta Liga Colonial de Pelotas, tendo o primeiro vice-campeonato daquela liga. A agremiação iniciou suas atividades na localidade da Cascatinha, após alguns anos de inatividade do clube. O falecido comerciante Albino Härther retomou as atividades do clube e assim, passou a disputar seus jogos na localidade do Úmbu. Mais tarde, já na administração de Jair Saffalon Farias, o clube mudou mais uma vez de local, passando a realizar suas competições no estádio, que leva seu nome, nas dependências da comunidade Católica Nosso Senhor do Bom Fim da Cascata. O clube somente disputou campeonatos da ACP, conquistando três títulos, sendo o primeiro no ano de 2009, segundo em 2012 e terceiro em 2019. Em 2012, a agremiação também conquistou o título intermunicipal. O atual presidente é Jeferson Vargas, vice Fernando Timm e tesoureiro Sandro Souza, além dos diretores colaboradores: Paulo Silva, Luis Fernando, Cristiano da Costa (Tiano) e mesária Caroline Soares Bach.

Barbuda – Vice-campeão Titulares (Foto: Hugo Böhmer Koschier)

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome