O elenco juvenil da seleção brasileira feminina de Rugby conquistou de forma invicta a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos da Juventude. Na equipe, que participou pela primeira vez da competição, duas atletas do projeto de extensão Vem ser Rugby, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) também foram campeãs no domingo (1º).
Lavínia Vitória Jardim e Ketlyn Cristina da Luz estiveram na comitiva brasileira em Rosário, na Argentina. Na final, a equipe venceu a seleção argentina por 21 a 10, de virada, após sair perdendo por dez pontos.
A campanha ainda contou com vitórias sobre Colômbia, 40 a 0, e Chile, 42 a 0, ambas na sexta-feira (29), pela fase de grupos. No sábado, as Yarinhas, apelido da equipe, venceram a Argentina por 26 a 12 e o Paraguai por 53 a 0. O mesmo placar foi obtido na semifinal, também contra o Paraguai.
“Foi incrível, uma experiência única. Algo que trabalhamos muito para chegar até aqui, a conexão e energia do time como um todo tornou ainda mais incrível esse momento. Ainda sem saber explicar a sensação de conquistar esse ouro ao lado dessas meninas, a sensação de representar nosso país, mas estamos voltando para casa com sorriso largo e muito felizes”, disse Lavínia.
A jovem conta que já participava de atividades e jogos escolares, um deles o Festival Escolar Rugby Tag, quando a atual treinadora, Camila Borges Müller, fez o convite para participar do projeto. “Desde o primeiro treino foi amor ao primeiro contato, continuei buscando evoluir, me apaixonando cada dia mais por esse esporte”, disse.
Iniciado em 2016, o projeto vinculado à Escola Superior de Educação Física (ESEF), sob coordenação do professor Eraldo Pinheiro, incentiva a prática do rugby feminino no ambiente escolar e agrega a equipe estudantes com características para este esporte, que possuam interesse em dedicar-se à prática.
Mantido em parceria com a Prefeitura de Pelotas e com financiamento do programa Pró-Esporte, é voltado a alunas da rede municipal de ensino. Desde o início, mais de 10 mil estudantes já tiveram contato com informações do esporte. As ações do “Vem ser rugby” são conduzidas por uma equipe multidisciplinar, que reúne integrantes dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Letras e Odontologia.
Realizado pela Organización Deportiva Suramericana (Odesur), esta é a terceira edição do evento, com 2.500 atletas de 15 países. Pelo Brasil, são mais de 230 atletas com até 18 anos em 26 modalidades olímpicas. Até o momento foram conquistadas um total de 67 medalhas, sendo 28 de ouro, 21 de prata e 18 de bronze.